Cônjuges usam o dinheiro do casamento para construir uma escola para crianças africanas

por Roberta Freitas

20 Julho 2022

Cônjuges usam o dinheiro do casamento para construir uma escola para crianças africanas
Advertisement

Quando Taina Pessoa e Renato Marques, ambos brasileiros, decidiram se casar, começaram a organizar todos os preparativos para um casamento tradicional: a igreja, os convidados, a recepção, a lua de mel, os vestidos, etc. Com o tempo, porém, perceberam as enormes somas de dinheiro que teriam de gastar na celebração e acharam uma loucura: por isso, optaram por cancelar o evento e usar o dinheiro para ajudar os mais necessitados.

via Campanhadobem

Taina e Renato usaram o dinheiro que haviam economizado para o casamento em um projeto humanitário para construir uma escola na vila moçambicana de Matuba, na África. A meta era chegar a 40.000 euros para construir uma estrutura capaz de acomodar 300 crianças. A ideia surgiu a partir de uma missão voluntária da organização humanitária Fraternidade Sem Fronteiras (FSF) em Moçambique da qual o casal decidiu participar. Passando uma semana na África, os dois ficaram impressionados com o que viram naquele país.

"Mudou nossa visão de vida", comentou Renato. "É um grande choque cultural. Os moradores agradecem o pouco que têm. Já vi idosos que nunca deitaram em uma cama. Mas todos cantam, dançam, compartilham, respeitam e esperam. São um símbolo de esperança". A condição de um prédio que servia de escola para os moradores de Matuba chocou o casal: "a parede era de compensado, os móveis estavam todos quebrados, não tinha banheiro, não tinha luz, não tinha estrutura", lembram. Daí surgiu a ideia de usar o orçamento do casamento para ajudar os locais, além de lançar uma campanha de arrecadação de fundos com a história deles para inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo.

Advertisement

“Nossos corações não poderiam se alegrar em celebrar um casamento caro depois de perceber que com essa mesma quantia poderíamos mudar o destino de milhares de crianças”, disse Taina. No final, o casal ainda se casou com uma cerimônia íntima e bastante simples. Eles não fizeram nenhuma lista de presentes, mas pediram aos convidados que doassem o dinheiro que teriam gasto com eles, para o projeto de caridade. Desta forma, os convidados também puderam contribuir para o projeto na África.

O pessoal da web gostou tanto da iniciativa que, mesmo após o casamento, os noivos continuaram recebendo doações de pessoas que optaram por contribuir com o nobre projeto. Em uum mundo onde parece ter se tornado tão “necessário” organizar casamentos em grande estilo, a iniciativa deste casal não pode deixar de se destacar.

Advertisement