Zelador se formou em direito na mesma universidade onde trabalhava e realizou seu sonho
A obtenção de um diploma é uma meta importante para muitos estudantes, mais ou menos jovens. Às vezes, tendemos a subestimar o valor do ensino superior e a acreditar que, uma vez atingida uma certa idade, é impossível voltar a estudar. Isso é o que o Sr. Darlivan Caetano, 64 anos, um dos zeladores de uma universidade na cidade de Serra, no Espírito Santo, pensou por muito, muito tempo.
Vindo de uma família humilde de sete filhos, Darlivan enfrentou inúmeros desafios em sua juventude que o impediram de buscar um alto grau de educação. Mas a vida sempre dá uma segunda chance e ele foi capaz de agarrá-la na hora. Vamos contar a sua história.
via La Republica
Crescendo nos subúrbios, Darlivan encontrou muitas dificuldades ao longo de seu caminho, especialmente quando era jovem. "Vivi como um sem-teto, fiquei muito mal e cheguei ao fundo do poço", disse ele.
No entanto, os problemas da juventude não impediram Darlivan de sonhar. Recuperando-se dos traumas sofridos, em 2007 começou a trabalhar como zelador na universidade de sua cidade e ali encontrou motivos para retomar os estudos. Em 2011 voltou à sala de aula para concluir o ensino médio em uma turma de educação de jovens e adultos. Após concluir esta etapa, recebeu apoio dos alunos e colegas para ingressar no ensino superior.
"Fui incentivado por muitas pessoas que me disseram para ir para a universidade. Para mim era um objetivo muito distante, trabalhar na escola é muito corrido, mas consegui concluir meus estudos. Nunca descuidei do trabalho. Ficava muito atento na entrada dos alunos. Quando todos estavam na sala de aula e se acomodavam, o tempo acalmava e aproveitava o pequeno intervalo para ler os livros. Quando olho para isso, vejo um sucesso extraordinário e algo que pode inspirar muitas pessoas. Me dá muita vontade de viver e seguir em frente", explicou.
Darlivan se formou em 2017 aos 59 anos. Ele foi o primeiro de seus sete irmãos e sete filhos a concluir o ensino superior. Hoje ele tem três pós-graduações, uma espécie de consultório virtual e ainda trabalha como zelador na universidade. No momento, seu objetivo é passar no exame de habilitação para poder se dedicar profissionalmente apenas à jurisprudência. "Meu plano é continuar estudando, me especializando e garantindo uma vida melhor para minha família. Meu sonho é levar felicidade e estabilidade para meus netos, bisnetos e irmãos", concluiu.
Uma história com final feliz, portanto, que pode ser fonte de coragem para todos aqueles que se sentem derrotados e pensam que não têm outra chance de se levantar. Olhe para Darlivan e siga o seu exemplo: ele teve sua chance e aproveitou na hora, qualquer um pode fazer o mesmo.