Mulher dá à luz no meio de voo para o Havaí: "não sabia que estava grávida"
A vida nos confronta com uma série interminável de eventos inesperados, mas às vezes esses eventos são tão extraordinários que são inesquecíveis. A história que estamos prestes a contar, tem como protagonista uma mãe "inconsciente", um médico e três enfermeiras em férias. Nenhum deles jamais esperaria ter que entrar em ação, especialmente em grandes altitudes. Todos eles, de fato, estavam a bordo de um avião da Delta Airlines que tinha saído de Salt Lake City com destino ao Havaí. No meio da viagem, Lavinia "Lavi" Mounga começou a se sentir mal, então ela foi ao banheiro.
via People
"Tive cólicas e fui ao banheiro", revelou Mounga, "depois desmaiei por um tempo". Enquanto isso, as três enfermeiras da unidade de terapia intensiva neonatel estavam ansiosas pelas férias organizadas em homenagem a Mimi Ho por seu aniversário de 28 anos: ela e suas colegas do North Kansas City Hospital, Amanda Beeding, 45 anos, e Lani Bamfield, 26, estavam fazendo uma viagem só de mulheres para o Havaí para comemorarem juntas. De repente, ouviram alguém gritar: "socorro! Precisamos de um médico!". Foi a cunhada de Lavinia quem viu a jovem desmaiar e dar à luz de repente.
Com a ajuda do Dr. Dale Glenn, um médico de família da Hawaii Pacific Health que estava voltando para casa depois de visitar a família, o grupo entrou em ação para resgatar a mulher e o pequeno Raymond, que nasceu com apenas 29 semanas. Sendo prematuro, ele imediatamente precisou de todo o apoio que pudesse obter: então a tripulação e os passageiros do avião começaram a trabalhar juntos para garantir que tudo corresse bem.
“Os dois maiores inimigos de um bebê prematuro são a falta de oxigênio e o frio, porque crianças muito pequenas não conseguem regular sua temperatura. Então os assistentes de voo nos trouxeram bolsas de água quente para deixar o bebê aquecido... cada passageiro do voo nos ajudou", disse o Dr. Glenn.
A equipe usou cadarços para amarrar e cortar o cordão umbilical. Eles então fizeram aquecedores de mamadeiras com garrafas colocadas no microondas e usaram um Apple Watch para medir a frequência cardíaca de Raymond nas três horas restantes do voo. O mais estranho de toda essa história é que mamãe não fazia ideia de que estava grávida: ela passou pela chamada "gravidez enigmática", ou seja, sem nenhum sintoma ou indício que a fizesse pensar que estivesse esperando um bebê.
Após o choque inicial sobre como informar a família e, sobretudo, o pai da criança, Lavínia explodiu de alegria com a surpresa e até o pai da criança expressou através das redes sociais toda a sua gratidão à equipe médica que atendeu a namorada. Ao término da emergência e das consultas de rotina para verificar as condições de saúde da mãe e do bebê, o grupo formou uma sólida amizade. "Iniciamos um grupo de bate-papo. Já dissemos a ela que vamos comemorar seu primeiro aniversário em Utah", disse a enfermeira Mimi Ho.
Uma história incrível, você não acha?