Jovem de 22 anos desabafa após sua ginecologista se recusar a ligar suas trompas: "não quero filhos!"
Nossa sociedade muitas vezes impõe uma concepção equivocada da maternidade ligada ao ser mulher, retratando o gênero feminino como “completo” apenas na presença dos filhos. Uma mulher não pode se sentir completa sem um filho? Felizmente, hoje em dia, há muito mais consciência do que ontem e muitas mulheres expressam a crença de que nunca, jamais, irão querer ser mães, recorrendo também a operações irreversíveis para se tornarem estéreis. É verdade que algumas decisões podem ser mudadas ao longo do tempo, mas por que não apoiar a posição de uma jovem que, naquele momento, tinha tomado uma decisão em relação ao seu corpo? Olivia, uma jovem de 22 anos, compartilhou no TikTok a conversa que teve com seu ginecologista, que se recusou a ligar as suas trompas.
via TikTok / lvdwns
A conversa entre Olivia e sua ginecologista foi mais ou menos assim, segundo a jovem: "Olá senhora ginecologista, meu nome é Olivia e não quero ter filhos. Tenho essa ideia desde que tenho idade suficiente para pensar nisso. Poderia ligar as minhas trompas?". A resposta da médica foi: "Não, é permanente. Um dia você pode conhecer o Sr. Pessoa Certa e mudar de ideia". A jovem, porém, tem as ideias claras: "Não, não está nos meus planos, nem daqui a 5 anos, nem daqui a 10 ou 50 anos... não quero". O ginecologista, no entanto, foi inflexível: "É permanente e você pode mudar de ideia, então pegue este folheto sobre os vários tipos de DIU que você pode usar".
Graças ao seu vídeo que logo se tornou viral, Olivia percebeu quantas mulheres já se encontraram na mesma situação. No entanto, esse tipo de procedimento é negado não apenas a solteiros muito jovens como Olivia: "Tenho apenas 22 anos, sou solteira e sem filhos, então não fiquei surpresa com a resposta da minha médica, no entanto, a muitas mulheres com vários filhos também foi negado proceder da mesma forma, com base no fato de que elas podem querer mais, ou que podem se casar novamente e seu próximo marido pode querer um filho com ela".
A verdade é que procedimentos semelhantes são permanentes, mas um filho também. Na realidade, é possível fazer uma operação desse tipo reversível, só que as chances de engravidar diminuem bastante. Além disso, por que não levar em consideração que o "Sr. Pessoa Certa" também pode não querer ter filhos? Muitas mulheres compartilharam sua frustração por nunca estarem no controle desse aspecto em nenhum momento de suas vidas. É possível que outra pessoa tenha que decidir uma coisa tão pessoal?
O que você acha disso?