Casal gay adota 3 irmãos órfãos: "queríamos mudar suas vidas, mas foram eles que mudaram as nossas"
Cristián e Rodrigo são um casal homossexual que vive no Chile, os dois estão juntos há mais de 18 anos e em 2013 se casaram nos Estados Unidos. Dois anos depois, eles firmaram um acordo de união civil no Chile e, finalmente, depois de muitos anos juntos, decidiram aumentar a família.
Então eles decidiram adotar três crianças confiadas ao Serviço Nacional da Criança do país, chamado "Sename". Para isso, porém, eles tiveram que enfrentar alguns desafios burocráticos que poderiam impedi-los de realizar o sonho de ser pai.
via LaRepublica.pe
O casal, de fato, foi forçado a cancelar seu acordo de união civil, pois a lei chilena impede que casais homossexuais adotem. Como resultado, apenas Cristián pode se candidatar ao processo de adoção e atualmente está listado como o pai legal das crianças, o que gera uma série de limitações em seu cotidiano. No entanto, o desejo do casal de se tornar pais era mais forte do que qualquer obstáculo, então os dois embracaram no caminho da adoção.
Durante o julgamento, o casal disse não ter preferências de idade ou gênero e que "só queriam mudar a vida de algumas crianças e, se fossem irmãos, teria sido o ideal".
“Quando você tem uma expectativa maior dos filhos que quer ter, os processos são realmente mais curtos e para o nosso, desde o momento em que fomos declarados aptos até nos oferecerem a proposta de adoção, foi um mês”, comentou o casal.
Assim que os procedimentos foram aceitos, começou a fase de conhecer as crianças que fariam parte da família: "enviamos vídeos, telefonemas e videochamadas no Zoom. Aos poucos fomos conhecendo seus rostos". Finalmente, um mês e meio depois de concluídas as primeiras formalidades, eles puderam se encontrar pessoalmente. "Eles nos abraçaram e nos chamaram de 'pai'. Todos nós cinco nos abraçamos."
Sua história foi amplamente divulgada na mídia e nas redes sociais, e isso motivou o casal a criar um perfil no Instagram chamado Dos papas en Chile. Nesse relato eles contam os detalhes de seu relacionamento para dezenas de milhares de seguidores e são vistos como um exemplo para muitos casais homossexuais que tentam seguir seus passos, tudo no contexto do debate que está ocorrendo no Chile sobre a aprovação do casamento igualitário.
"Pensamos que íamos mudar a vida dessas três crianças, mas no final foram elas que mudaram nossas vidas e foi um processo maravilhoso", comentaram. Embora ainda seja muito difícil para casais de gays e lésbicas adotar crianças, Cristián e Rodrigo nunca desistiram e hoje dizem ser uma família feliz, cheia de amor, respeito e compreensão.