Ela fica do lado da filha que tomou duas advertências da escola por ter usado shorts
O código de vestimenta escolar é muitas vezes uma fonte de controvérsia, um pouco em todos os países, onde as discussões focadas no decoro sempre encontram duas facções opostas. Há quem defenda que na escola se deva usar roupas que não sejam informais demais, ou seja, não ir de chinelos e calções no verão, por exemplo, e há quem defenda em voz alta que o problema não está certamente em deixar as pernas ou ombros descobertos. Seja qual for a sua opinião sobre isso, toda instituição tem regras internas que devem ser respeitadas, mas nem todos gostam. Essa mãe chamada Stasia contou em seus vídeos no TikTok, a guerra realizada por sua filha na escola contra as regras "absurdas" em relação ao código de vestimenta. Regras que parecem afetar mais as meninas.
via TikTok / teachingadhdllamas
Stasia disse que sua filha quebrou o código de vestimenta da escola aparecendo na aula de shorts e regata, e que a escola deu a ela uma camiseta grande para se cobrir. A adolescente reagiu organizando um protesto em que os meninos também apareceram na escola com um top curto, mas diante de tal gesto, o instituto decidiu punir apenas as meninas. Embora sua filha tenha dito palavrões ao diretor da escola, Stasia apóia sua filha neste protesto contra o código de vestimenta, dada a óbvia diferença de tratamento entre meninos e meninas.
Em vídeos de atualização subsequentes, a mãe contou como sua filha organizou mais protestos desse tipo: "hoje ela organizou um dia em que todos usam blusas brancas com mensagens. Meu filho de 19 anos a ajudou a escrever a dela ontem à noite, que diz: 'meu decote está distraindo você porque você está realmente lendo a frente da minha camisa?'".
"Meus filhos se opuseram a professores discriminatórios", reiterou a mãe em um de seus vídeos. Os protestos envolveram meninas e meninos igualmente e, embora nenhum deles tenha sido suspenso, a filha de Stasia foi chamada pelo diretor. Quando ela foi enviada para o escritório do diretor, um cara a seguiu e perguntou à administração por que ele também não havia sido advertido por seu top cropped. A administração, no entanto, simplesmente disse ao menino que voltasse para a aula, onde continuou a cortar a camisa ainda mais curta, com uma tesoura, até que a administração foi obrigada a chamá-lo também.
"Adoro que os meninos a apoiem e se apresentem", comentou outra pessoa. "Estou me esforçando tanto para ensinar meus filhos a serem assim", comentou Stasia.
As meninas receberam uma camiseta grande para se cobrirem, grande o suficiente para cobrir o short também - elas foram advertidas novamente, pois a camiseta cobria o short, fazendo com que parecessem estar em roupas íntimas.
O pensamento final desta mãe é sobre a coesão entre meninas e meninos, que finalmente parecem estar do mesmo lado: "parece que os meninos estão começando a entender que é mais bonito estar do lado das meninas e eu adoro isso".