Esta modelo desafia os cânones clássicos de beleza e se torna uma profissional altamente conceituada

por Roberta Freitas

12 Junho 2022

Esta modelo desafia os cânones clássicos de beleza e se torna uma profissional altamente conceituada
Advertisement

Ao longo dos anos nos acostumamos a ver na TV, na internet e em qualquer outro canal, desfiles de moda onde belas modelos se movem nas passarelas ao ritmo de música e apresentam as últimas tendências. Justamente por estarmos acostumados a ver vários desfiles, também sabemos o quanto as pessoas que trabalham nesse setor estavam dentro, pelo menos até algum tempo atrás, de padrões muito específicos. Padrões que, felizmente, deram lugar à diversidade e a pessoa de quem queremos falar é a prova disso.

Ela, Quannah Chasinghorse, é uma modelo nativa americana que nos últimos anos está subindo nos picos do mundo da moda e se tornando o símbolo de como esse setor está passando por mudanças. Vamos falar mais sobre ela.

via CNN

Nascida no Arizona, a jovem tem origens em dois grupos étnicos diferentes: Oglala Lakota, como seu pai, e Hän Gwich'in, como sua mãe, um povo ao qual, entre outras coisas, ela se sente mais apegada. Antes de entrar no mundo da moda, Quannah viajou bastante com sua família e depois se estabeleceu no Alasca. Lá eles viviam de forma simples e de acordo com a tradição. Todos gostavam de pescar, caçar, colher frutas e estar em contato próximo com a natureza.

Advertisement

Mas ela tinha um sonho: trabalhar como modelo. Fascinada pelo mundo dos desfiles e grandes estilistas, a garota temia que ninguém a levasse em consideração por sua aparência ou, se conseguisse entrar, que a obrigassem a romper com suas origens.

"Eu não tinha a intenção de cortar o cabelo ou mudar a cor ou mesmo esconder as tatuagens que tenho no rosto, pois fazem parte da minha identidade de mulher indígena. - diz a mulher - Quando comecei a trabalhar, tinha medo de que todas essas cláusulas me limitassem ou me fizessem perder boas oportunidades, mas não foi assim, pelo contrário, consegui encontrar uma boa aceitação".

O destino, portanto, foi brando com ela e, mantendo o forte vínculo com sua essência de índia, ainda conseguiu ingressar no setor e se tornar uma das profissionais mais apreciadas. A fama também lhe permitiu difundir e valorizar sua cultura e continuar sua luta pela proteção do meio ambiente, realidade na qual sempre atuou.

Em suma, Quannah é um ícone de estilo muito particular e fora dos cânones usuais. Quem diz, afinal, que a beleza para ser considerada como tal deve necessariamente se enquadrar em padrões precisos e indiscutíveis? Ninguém. Será por essa razão que esta modelo superou tudo e conseguiu atingir o seu objetivo sem abrir mão de nada.

Advertisement