Perturbado muitas vezes ao telefone, ele processa operadoras de telemarketing e ganha uma ação de $ 75 mil
Levante a mão se você nunca recebeu uma ligação de um número desconhecido, atendeu e do outro lado ouviu uma fita de telemarketing começar. Mais ou menos todos nós, temos certeza, mesmo que agora existam muitos métodos para evitar que isso aconteça. Como? Basta decidir inserir o número em uma lista de contatos para não responder ou colocar na lista negra do telefone e pronto. Ou, pelo menos, deveria ser assim. Isso porque ainda há quem, apesar de tudo, consiga contornar o problema. Infelizmente, muitas vezes acontece e, enquanto há quem decida fechar os olhos, recusar a chamada e seguir em frente, também há quem faça o contrário.
Assim como o protagonista desta história. Um homem que, cansado de receber mais de 10 ligações indesejadas todos os dias, denunciou o caso às autoridades. Vamos ver como foi que aconteceu.
via Chron
Pixabay - Not the actual photo
Dan Graham é um contador financeiro que vive entre Dallas e Austin, Texas. Algum tempo atrás, Dan estava no centro de uma questão sobre os contatos contínuos que ele recebia de agências de telemarketing. Algo que ouvimos falar com frequência e que, por muito tempo, criou muitos problemas para os usuários.
O homem, apesar de ter solicitado que seu número fosse incluído na lista chamada de National Do Not Call Registry, que é uma lista de contatos para não ligar, recebia de 10 a 25 ligações por dia.
Sem saber como resolver o problema sozinho, ele entrou em contato com a Federal Trade Commission, órgão responsável por proteger os consumidores e práticas comerciais justas. Desse modo descobriu que, segundo a FTC, não era possível a nenhuma empresa contatar os números inscritos no registo de não ligar e, se tivesse acontecido o contrário como no seu caso, a empresa em causa era passível de multas até um valor máximo de aproximadamente $ 44.000.
Flickr/ State Farm - Not the actual photo
Foi assim que Dan entrou com um total de 50 ações judiciais para cada empresa que o contatava diariamente. "As empresas que me ligavam todos os dias eram contra a Telephone Consumer Protection Act, a lei que protege a nós consumidores, e por isso eram puníveis por lei". - disse o contador. Após uma série de perdas, o homem começou a ganhar os casos, conseguindo uma indenização total de aproximadamente US$ 75.000.
Receber chamadas, mensagens, e-mails chamados "spam" nunca é agradável, especialmente se todos os esforços foram feitos para bloqueá-los. Razão pela qual Dan não desistiu, recorreu às autoridades competentes e obteve um bom resultado econômico e tranquilidade.
Obviamente, depois de sua experiência, ele aconselhou aqueles que estão lutando com o mesmo problema a agir como ele e resolvê-lo o mais rápido possível, sem esperar que a empresa de plantão se canse devido ao alto número de chamadas rejeitadas.