Piloto se sente mal no avião: passageiro inexperiente o faz pousar e salva a todos (+ VÍDEO)
Para muitos de nós nem sempre é fácil planejar uma viagem e decidir viajar de avião. Os medos são sempre muitos e, afinal, subir no céu com um veículo pesado parece ir contra todas as leis físicas, mas sabemos que não é bem assim. A tecnologia avançou muito nesse sentido e viajar de avião é normal e seguro.
Apesar de tudo, qual poderia ser a situação mais assustadora ao voar? Talvez aquela de se encontrar em viagem sem ninguém controlando a aeronave. Apenas um cenário de filme, você não acha? No entanto, isso é o que realmente aconteceu na Flórida. Vamos ver.
via The Guardian
Em um dia comum e viajando em uma pequena aeronave que poderia acomodar no máximo 13 passageiros, foram vivenciados momentos de puro pânico e tensão. Por quê? O piloto se sentiu mal e não conseguiu mais pilotar o avião. Uma situação inesperada e perigosa que, graças à coragem e iniciativa de um passageiro, teve um final feliz.
Sem nenhum tipo de experiência, mas com muita força de vontade, um passageiro comum conseguiu manter a calma, não entrar em pânico e, assim que percebeu que a situação estava precipitando, entrou em contato com o controle da torre.
A única coisa de que este homem tinha certeza era que o piloto do Cessna Caravan estava mal e ninguém, a não ser ele mesmo, poderia ter resolvido a situação. O que fazer então? Entrar em contato com os controladores de tráfego aéreo por rádio. "Aqui a situação é grave. - o passageiro comunicou imediatamente - O piloto se sentiu mal e não tenho ideia de como pilotar um avião".
Felizmente, um instrutor de voo também estava presente na torre de controle que imediatamente deu instruções práticas ao passageiro. "Tente manter as asas na mesma altura e comece a descer gradativamente. Mantenha o rumo e siga a costa, tentamos rastreá-lo o mais rápido possível".
Em muito pouco tempo o avião foi localizado a uma curta distância de Boca Raton e direcionado para o aeroporto de Palm Beach onde o passageiro conseguiu pousar com maestria.
A calma e a racionalidade do homem, aliadas às indicações práticas dos controladores, levaram a história a um final feliz. O fundamental, como pode ser visto nas histórias a seguir, foi a atenção mantida pelo passageiro. Se ele tivesse entrado em pânico e não tivesse feito tudo o que lhe foi dito, não teria sido da mesma forma, mas não aconteceu.
Em pouco tempo a notícia viralizou na web e muitos parabenizaram o passageiro tão especial. Quem de nós não gostaria de ter o mesmo temperamento deste homem e manter a calma ao ponto de conseguir pousar um avião?