Padre e freira trabalham juntos por anos e se apaixonam: "não queria viver sem ela e saí da igreja"

Às vezes, tomamos muitas coisas como garantidas. Talvez porque as coisas sempre seguiram um determinado caminho e não podemos nem remotamente imaginar que poderia ser de outra forma. Em alguns casos, no entanto, se o processo usual das coisas muda de curso e tem um desenvolvimento diferente e inesperado, podemos até ficar sem palavras.
No ambiente eclesiástico, por exemplo, estamos acostumados a ouvir sobre escolhas específicas que freiras, padres ou frades fazem antes de iniciar sua jornada. Uma coisa que eles não podem ignorar, geralmente, são os votos de castidade e a ideia de não ter olhos para nenhum parceiro e companheiro de vida no sentido “romântico” do termo. No entanto, pode acontecer que as coisas nem sempre aconteçam da mesma maneira e a história que estamos prestes a contar é um excelente exemplo. Neste caso, um padre e uma freira viveram uma experiência que vai além dos costumes religiosos.
Mercedes Tarragona e Daniel Genovesi são os protagonistas desta história romântica. Os dois se conheceram ainda jovens, quando tinham 22 e 26 anos, respectivamente. A jovem Mercedes tinha acabado de se mudar para Santa Fé quando conheceu o pároco de uma paróquia da região, Daniel. Em entrevista, Mercedes disse: "entrei para o convento aos 17 anos e sempre tive uma educação muito rígida que não levava em conta os sentimentos, mas focada na racionalidade". Mas então Mercedes conheceu o jovem pároco e eles imediatamente entraram em sintonia.
No início era apenas uma questão de trabalho: os dois sempre e apenas se encontravam em situações controladas e nunca se viram além delas. Com o tempo, porém, a vontade de se ver, conversar e estar junto foi aumentando cada vez mais e eles buscavam qualquer desculpa para poder passar algumas horas juntos.

Rawpixel - Not the actual photo
"Começamos a trabalhar juntos e, pouco a pouco, um forte afeto cresceu entre nós. - disse Daniel - Até aquele momento eu tinha sido feliz e nada me faltava. Estava satisfeito com o que tinha e estava feliz em ajudar os outros. Então Mercedes chegou e algo mudou. Houve uma mudança emocional em mim que eu não consegui administrar. Isso nunca tinha acontecido comigo, afinal eu tinha entrado no seminário no ensino médio e nunca tinha tido uma namorada". A mulher também se viu nas mesmas dificuldades e não sabia como lidar com a situação.
Vamos tentar por um momento nos colocar no lugar deles. Duas pessoas que, desde muito jovens, decidem dedicar suas vidas à religião e não dão a mínima para ter um caso de amor, de repente se encontram em um turbilhão sentimental que as perturba. Qualquer um de nós não saberia como se comportar, assim como eles.

Tudo mudou quando Mercedes, abalada por esse turbilhão de emoções e com grandes sentimentos de culpa dentro dela, decidiu se mudar para ficar distante de Daniel. Nesse momento Daniel teve que tomar uma decisão: "eu não poderia viver sem ela" - declarou. Então, depois de um longo período de indecisão, eles deixaram a igreja e passaram o resto de suas vidas juntos.
Apesar das dificuldades iniciais, Daniel e Mercedes viveram uma vida feliz. Eles se casaram e tiveram duas filhas. Eles não podiam mais continuar a enganar os votos que haviam feito e nem a si mesmos. Mas, como ambos disseram, sempre tiveram a certeza de que foi Deus quem os uniu e fez tudo acontecer.