Babá pede salário extra por cada "gesto" feito que não era esperado
Esta mãe pediu conselhos no Reddit sobre o relacionamento que ela acabou de formar com uma babá. Nas palavras da autora do post, ela diz que a mulher foi contratada para cuidar de seu bebê de 7 meses. Infelizmente, porém, apesar da boa formação, experiência e familiaridade demonstrada pela colaboradora, surgiram pequenos problemas de natureza organizacional e remunerativa.
A mulher, a conselho de um conhecido, tornou a situação pública na web para receber sugestões de quem tem mais experiência do que ela em lidar com babás.
via Reddit
Tom Britt/Flickr - Not the actual photo
No post esta mãe afirma estar muito satisfeita com a forma como a babá trabalha e se relaciona com a criança. Ela é muito atenciosa e realiza todas as tarefas relacionadas ao cuidado e bem-estar do pequeno. Pena que existe um "extra" em algumas tarefas.
"Quando a encontramos para a entrevista, perguntamos se, em caso de necessidade, ela estaria disponível para realizar pequenas tarefas que não tinham a ver com o cuidado do nosso filho. - escreve a usuária @PlutoIsMyDog1 - Ela não teve problemas e concordou de imediato. Ela apenas deixou claro que tudo levaria a um aumento em seu salário. Então, sugerimos que ela aumentasse diretamente seu salário por hora, mas nossa babá preferiu optar por um faturamento quinzenal".
A mãe da criança deixou claro que nenhuma ação importante seria exigida da mulher. Ela teria que assinar para pegar um pacote, ou trazer o cachorro de volta para casa e colocar comida na tigela, ou ligar o forno para aquecê-lo antes do retorno deles. Nada muito complicado, mas a babá tinha uma tabela de taxas para cada ação e o número de vezes que tinha que ser feito.
Pixabay - Not the actual photo
"Hoje de manhã recebi um e-mail com a fatura detalhada de cada atividade, com a frequência e o valor. As tarefas foram mais do que eu esperava. Ela me pede para pagar também pelo tempo que pedi para verificar se eu tinha fechado a porta da garagem depois de ter ido trabalhar. Então no bilhete dizia: fazer o cachorro entrar ($ 5 por 6 vezes), colocar comida para o cachorro ($ 5 por 6 vezes), etc. Não há problema em pagar, mas comparando com alguns amigos, parece que todos os pedidos são um pouco excessivos. Muitos já tiveram babás em casa, mas nunca tiveram que pagar para que elas movessem uma tigela ou verificassem se uma porta estava fechada ou aberta".
Os comentários em resposta ao post foram muitos e quase todos a favor dessa mãe. Também responderam algumas babás profissionais que admitiram nunca ter ouvido falar de tais taxas para tarefas tão pequenas.
É verdade que as relações entre famílias e babás são sempre muito singulares e cada um tenta se organizar da melhor maneira possível, de acordo com suas necessidades e disponibilidades. Muitas vezes tendemos a pensar que a babá, uma vez dentro de casa, tem que cuidar de tudo, até mesmo das tarefas domésticas, mas não é bem assim. A babá tem tarefas específicas que devem ser respeitadas e se você pedir algo mais é sempre melhor deixar tudo claro antes de iniciar o vínculo empregatício, assim como essa mãe fez. Por outro lado, porém, quem trabalha em família deve procurar não tirar proveito e não pedir reembolso mesmo por ações imperceptíveis e cotidianas.
O que você acha?