Avó se recusa a cuidar da neta: "estou cansada e só quero descansar"
Quando um casal decide ter um filho, eles podem precisar de ajuda. Se você tem condições, pode optar por contratar uma babá, mas quando o salário não é suficiente para fazer tudo ou você prefere que algum familiar cuide do bebê, então outra solução deve ser encontrada. A mais imediata e, se preferir, óbvia? Os avós. Isso mesmo, são eles que muitas vezes tomam o lugar dos pais enquanto eles estão no trabalho.
Mas e se um avô ou avó se recusar a fazer isso? Pode ser um problema e a escolha aberta a críticas. Assim como aconteceu com a avó protagonista desta história. Nós lhe contamos o que aconteceu.
via Reddit
Em um post publicado no Reddit, uma mulher de 50 anos pede conselhos aos usuários. A pergunta é simples: a filha espera que ela cuide da neta, mas ela está cansada e se recusa.
"Minha filha é mãe solteira e precisa trabalhar até nos finais de semana para poder sustentar a família. - disse a usuária @BirthingPerson - Obviamente ela espera que eu cuide do bebê dela, mas estou cansada e não penso que conseguiria. Eu também trabalho a semana toda e o final de semana é o único momento para poder descansar. Eu só quero aproveitar um pouco de sossego e estar com meus cães".
A mulher confessou que não se sentia mais capaz de cuidar das crianças. Depois de seus quatro filhos, ela não quer ter que cuidar de outras crianças em tempo integral, mas sua filha discorda e quer sua ajuda. Outros familiares e parentes também criticaram a escolha dessa avó, incutindo nela um forte sentimento de culpa. É por isso que ela decidiu compartilhar seus pensamentos e pedir conselhos.
Pixabay - Not the actual photo
"Ninguém mais se sente capaz de fazer isso e a responsabilidade inevitavelmente recai sobre mim, mas estou cansada". Muitos responderam ao seu pedido por um conselho e a maioria concorda com ela. "É responsabilidade da sua filha cuidar do bebê, não sua. Você já foi mãe de seus filhos e não pode se sentir obrigada agora" - comenta uma usuária. Outros também se unem em uníssono dizendo que ela deve fazê-lo apenas se se sentir capaz e não porque é forçada por sua filha ou outros parentes que estão prontos para acusá-la sem oferecer ajuda.
O que você acha? É normal que os avós estejam sempre disponíveis para cuidar dos netos ou é certo que eles não se coloquem de lado e decidam dedicar tempo a si mesmos?
Afinal, as crianças são principalmente responsabilidade dos pais. Seja qual for a situação em que se encontrem, a mãe e o pai têm de cuidar do filho sem esperar que os outros ocupem o seu lugar. E se os avós puderem e se sentirem capazes, tudo bem, mas é sempre melhor não forçar ninguém.