Assim que é contratado pede informações sobre o salário e o chefe muda de ideia: "não quero gente interessada só em dinheiro"

por Roberta Freitas

19 Abril 2022

Assim que é contratado pede informações sobre o salário e o chefe muda de ideia: "não quero gente interessada só em dinheiro"
Advertisement

O trabalho é o instrumento através do qual todos obtêm os meios para seu próprio sustento e expressa a base de muitos sistemas jurídicos modernos. Em suma, o país em que vivemos deve reconhecer e promover condições para que a todos os cidadãos seja reconhecido esse direito. Infelizmente, porém, não é tão óbvio que o Estado seja capaz de remover todos os obstáculos de natureza social e econômica para garantir a igualdade entre os cidadãos e garantir que cada um deles possa escolher livremente a profissão ou atividade a ser exercida. Talvez seja por isso que a maioria de nós está mais interessado no aspecto econômico de um trabalho do que no prazer real que temos em realizá-lo. De fato, tanto o aspecto econômico quanto a escolha do trabalho deveriam, idealmente, andar de mãos dadas.

Para o protagonista desta história, no entanto, foi uma jogada "arriscada" perguntar ao seu chefe quando ele seria pago.

via Reddit

Reddit

Reddit

O protagonista desta história postou sua experiência desagradável no Reddit, informando aos usuários como ele foi "demitido" antes mesmo de começar a trabalhar. O motivo? Ele perguntou sobre seu salário. O homem publicou a conversa que teve no Whatsapp com seu (ex) gerente, provocando a reação de muitos usuários, que ficaram do lado do pobre funcionário. A “culpa” do empregado teria sido fazer duas perguntas sobre o salário que receberia: “Ah, esqueci de perguntar: com que frequência vamos ser pagos?”, “a cada 2 semanas” foi a resposta breve do empregador. "Ok. E quando vou ser pago pela primeira vez?", o funcionário perguntou, mas a resposta do chefe foi um banho de água fria: "mudei de ideia, gostaria de contratar alguém que realmente se interesse pelo trabalho".

O funcionário respondeu imediatamente que estava interessado no emprego e em trabalhar nesta empresa, mas que a informação salarial ainda era importante porque o ajudaria a calcular o tempo e o orçamento certo para pagar as contas.

Advertisement
Pexels / Not the actual photo

Pexels / Not the actual photo

Seu chefe, porém, não quis saber: "não tem problema. Continue procurando. Procuro uma pessoa que esteja disposta a trabalhar em harmonia com a equipe e o nosso ambiente. Não procuro candidatos cuja prioridade seja só o salário. Você não me pediu nenhuma informação sobre funcionários, uniformes, etc...". O funcionário respondeu ao chefe que sua prioridade é criar os filhos, que é seu trabalho, mas acrescentou que não pode fazê-lo muito bem se não tiver dinheiro suficiente para pagar comida, contas de gás ou moradia, acrescentando : "só perguntei sobre o pagamento porque estava tão nervoso durante a entrevista que esqueci e minha esposa me lembrou".

Os usuários do Reddit simpatizaram com o funcionário, apontando que a incapacidade do chefe de escrever uma mensagem corretamente já era um mau sinal. "Duvido que você seja pago", comentou uma pessoa, enquanto outra acrescentou: "perguntar sobre quando você será pago, o método de pagamento e o salário são perguntas válidas a serem feitas antes de começar um novo emprego".

O que você acha dessa situação? Escreva para nós nos comentários!

Advertisement