De lixeiro a advogado: "nunca desisti e realizei meu sonho"
O mundo está cheio de pessoas, todas diferentes umas das outras. Há altos, baixos, loiros, morenos, jovens, velhos e há os que têm sorte e os que não têm. Em casos como esses, quem não tem o destino do seu lado, infelizmente, terá que trabalhar um pouco mais para conseguir atingir seus objetivos. Isso não é absolutamente uma coisa ruim, apenas leva mais tempo e muito esforço para tornar um sonho realidade.
Um tema e, se quiser, um pequeno obstáculo, que o homem de 39 anos protagonista desta história que iremos contar para você conhece muito bem. Sua vida nem sempre foi fácil mas, apesar de tudo, ele conseguiu atingir a sua meta de vida e, por isso, merece muita admiração.
via g1.globo
O protagonista é Flavio Silva, um homem de 39 anos que, até recentemente, trabalhava como lixeiro. Trabalhou sim, porque com tanto empenho e tantos sacrifícios, conseguiu mudar a sua vida e a da sua família.
Inicialmente empregado no município de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, Flavio sempre teve um sonho secreto: ser advogado. Claro, não teria sido fácil para ele considerando seu trabalho, família e vários compromissos, mas ele nunca desanimou.
Um dia ele decidiu que faria qualquer coisa para se arriscar, então se matriculou na faculdade de direito em Natal, cidade a 78 km de sua casa. Durante 6 longos anos Flavio trabalhou e estudou. Todos os dias ele acordava às 5 da manhã, ia trabalhar, ficava 6 horas e depois pegava o ônibus para Natal. Depois de uma viagem de duas horas, ele chegava à universidade e ia estudar.
Pixabay - Not the actual photo
Como afirmou em entrevista: "no começo não foi fácil. Não entendia bem as coisas que tinha que estudar, mas me animei ao me comparar com alguns colegas e saber que eles tinham as mesmas dúvidas que eu. Depois um deles me disse que queria criar um grupo de estudos e aceitei imediatamente. Nunca desisti. - continuou - Meu vocabulário realmente não inclui essa palavra. Então continuei meu caminho de estudante e também como trabalhador".
Flavio, antes de se tornar gari, também tinha trabalhado como auxiliar administrativo e na guarda municipal. Ele nunca havia deixado seu trabalho de lado para estudar e, depois de vários anos, alcançou seu objetivo.
"Quando soube que tinha passado no exame para entrar na OAB, não acreditei. - disse ele - chorei por 40 minutos pensando em todos os sacrifícios feitos. Da minha experiência aprendi algo que quero compartilhar: se você tem um sonho, nunca desista. Tente de todas as formas superar os obstáculos. Cada um de nós é capaz de fazer a profissão que quiser, só não desista".
Assim como ele fez. Obrigado Flávio por nos mostrar que teimosia e força de vontade são dois elementos fundamentais para tornar seu sonho realidade.