A vizinha pede todos os dias que leve sua filha para a escola: "como posso dizer a ela que não?"
Os favores entre bons vizinhos são sempre feitos com prazer, se possível, mas isso não significa que você possa se aproveitar da disponibilidade de outra pessoa. Uma mãe pediu conselhos online a um grupo de outras mães sobre um assunto delicado com sua vizinha. A mulher muitas vezes se via acompanhando a filha da vizinha à escola - um favor que sempre tinha feito com prazer, até que o favor virou rotina. Além disso, a garotinha nunca estava pronta na hora marcada.
Em suma, como dizer não quando as pessoas começam a se aproveitar da disponibilidade excessiva que damos a elas?
via Wales online
Uma mãe despejou toda a sua frustração em um grupo online de outros pais, em busca de apoio e conselhos. A mulher explicou que, muitas vezes, acompanhava a filha da vizinha à escola, pois ela lhe pedia esse favor. E como dizer não quando alguém pede um favor como esse? Desde que sejam raras exceções, não há problema, mas quando alguém se aproveita da disponibilidade dos outros, se torna um problema. A mãe contou um dos muitos incidentes relacionados à sua vizinha:
"Ela me mandou uma mensagem ontem de manhã perguntando se eu levaria Jenny para a escola. Não vi sua mensagem imediatamente, mas respondi em 10 minutos, dizendo que sim e que passaria para pegar ela às 8h30. Às 8h30 minha vizinha abriu a porta praticamente ainda não vestida, dizendo que a filha não estava pronta e que não tinha visto minha resposta (por que ela não conferiu?!)”.
Um comportamento muito desrespeitoso por parte da vizinha, aparentemente ditado por puro e simples egoísmo. A mulher, de fato, disse: "no passado, ela me disse que Jenny odeia caminhar. Jenny, em vez disso, me disse que gosta de caminhar e que é a mãe dela que odeia! (É literalmente uma caminhada de sete minutos até a escola!)".
Uma pena, até porque a mulher contou como a caminhada até a escola é praticamente o único tempo que ela pode passar com os filhos sem celular, TV ou lição de casa. Não é fácil para um pai encontrar um equilíbrio entre compromissos, trabalho e filhos e, pelo menos nos primeiros minutos da manhã, a mulher gostaria de ficar em paz com os filhos.
No entanto, essa mãe quer manter um bom relacionamento com sua vizinha, então ela pediu conselhos a outras mães sobre como dizer não educadamente. Ela gostaria de estar disponível apenas para emergências e não para todas as ocasiões: "como posso fazer isso mantendo um relacionamento decente o suficiente para pedir ajuda uma para a outra em futuras emergências?".
Que conselho você daria para essa mulher?