São marido e mulher há 91 anos e ainda se amam como no primeiro dia: "nosso segredo é o humor"
Nos tempos de hoje, fazer um relacionamento durar é algo cada vez mais raro: os relacionamentos tendem a ser arruinados prematuramente, encalhando diante das primeiras dificuldades. Uma reviravolta importante em relação ao passado, em que o divórcio não era contemplado e as pessoas eram educadas para "suportar" em vez de desistir. Hoje, a liberdade de escolha está sujeita a menos condicionamentos sociais, mas histórias de amor duradouras - quando verdadeiramente felizes - permanecem invejáveis. Para ficar juntos por muito tempo é sem dúvida necessário se comprometer e ter muita paciência para aceitar e compreender as diferenças do outro, mas enquanto muitos idosos hoje o fazem em virtude de uma herança cultural, outros continuam a se escolher com todas as forças do seu coração, todos os dias.
É o caso de um casal judeu casado há 91 anos que ainda se declara profundamente apaixonado!
via BBC News
Isso mesmo: o casamento de Zacarias e Shama'a, originários do Iêmen, já dura nove décadas e parece não ter sido afetado. Longe disso: os dois afirmam que seu amor ainda é muito forte.
Em todos esses anos, os dois enfrentaram e superaram inúmeras dificuldades, como pobreza e perseguição. Eles estavam entre os primeiros judeus a se mudar para Israel em 1948.
Como eles se conheceram? Zacarias e Shama'a eram ambos órfãos. Como era costume na primeira metade do século passado, os filhos sem pais se casavam cedo, de modo a criar uma unidade familiar baseada nas mesmas crenças religiosas e costumes culturais. Assim, os protagonistas desta história se casaram aos 12 anos, ele e ela aos 10.
"Nós dois crescemos órfãos. Ele não tinha mãe, eu também. Nós sofremos. Não há sofrimento pior do que o que experimentamos. Não há nenhum", disse a mulher.
Os dois não possuíam casa, mas dormiam no estábulo do burro, que limpavam pessoalmente. Quando conseguiram se mudar para Israel, formaram sua grande família, composta por onze filhos que deram a eles 64 netos.
O segredo de seu amor atemporal é o humor: Zacharias e Shama'a continuamente provocam um ao outro com carinho.
"Deus me mandou ela. Tive a sorte de vencer", declarou o homem, acrescentando que as brigas entre eles são praticamente inexistentes e que estar juntos deixa os dois profundamente felizes.
Os dois, apesar dos 91 anos juntos, não conquistam o recorde mundial de casal mais longevo do mundo, que pertence a Julio Cesar Mora Tapia e Waldramina Maclovia Quinteros Reyes, respectivamente com 110 e 104 anos.