A escola diz à mãe que sua filha de 4 anos está acima do peso e ela fica furiosa: "não está!"
A saúde das crianças deve vir em primeiro lugar e um pai sabe que deve estar atento a diversos fatores para resguardá-la. A nutrição é certamente um aspecto a manter sob controle desde o primeiro momento em que a criança é potencialmente capaz de comer. Infelizmente, é fácil cair na tentação de comidas prontas e lanches, assim como fast-food, mas é preciso prestar atenção aos pequenos. Lauren Ormesher é uma mãe que sabe o que faz quando se trata do bem-estar da filha, por isso, ficou chocada ao receber uma carta da escola informando que a pequena Maggie, de apenas 4 anos, tinha sido considerada acima do peso.
via Dailymail
Ao ler o comunicado da escola, Lauren Ormesher deve ter pensado: "Estão brincando?". Sua filha Maggie tem apenas 4 anos e é uma criança muito ativa que dança toda semana e até participa de concursos de beleza para crianças. Lauren soube que várias outras crianças na escola de Maggie receberam essa comunicação e todas elas não pareciam estar acima do peso ou em risco algum. Onde estava o problema então? Aparentemente, após uma verificação de peso do índice de massa corporal (IMC) realizada na escola, houve um desequilíbrio entre massa e altura.
"Fiquei bastante chocada porque ela é uma criança muito saudável e ver a palavra 'excesso de peso' parecia loucura", disse Lauren, acrescentando que essas cartas podem causar grandes danos aos pais das crianças e às próprias crianças.
O índice de massa corporal (IMC) é uma medida que usa altura e peso para determinar se o peso de uma pessoa é saudável. Para Lauren e muitos outros pais, talvez este seja um cálculo matemático muito abstrato, que na maioria das vezes pode não se traduzir em um fato verdadeiro. Na verdade, Maggie não parece estar acima do peso, apesar dos dados sugerirem o contrário.
A preocupação de Lauren é que alguns pais possam agora sentir que "falharam" em criar seus filhos e começarão a alimentá-los com dietas. Essas crianças pequenas também podem desenvolver distúrbios alimentares ou mesmo mentais depois que a escola e os pais as obrigam a fazer dieta.
A preocupação de Lauren é real: "existem métodos alternativos para manter os bebês saudáveis em vez de controlar o peso. O método do IMC mede seu peso em relação à sua altura. A maioria dos profissionais médicos diz que não é preciso; na verdade, é bastante prejudicial: diz a crianças saudáveis que estão acima do peso ou obesas. Muitos pais estão ficando preocupados, principalmente com os meninos do sexto ano que já têm idade para entender. Uma dessas menininhas que recebeu a carta é ginasta; é preocupante".
A Dra. Sakthi Karunanithi, Diretora de Saúde Pública do Conselho do Condado de Lancashire, no entanto, assegurou a todos: "este é um dos serviços que prestamos para apoiar famílias de crianças e jovens de 0 a 19 anos, o que ajuda a garantir que os jovens mantenham o peso, sejam saudáveis e tenham uma vida ativa. A massa corporal (IMC) é um dos muitos indicadores de saúde das pessoas, mas cada caso é um caso e gostaríamos de incentivar todos os pais interessados a entrar em contato com as equipes de enfermagem da escola para obter ajuda e apoio” .
O que você acha disso?