Tenho um bunker com comida e tudo o que é essencial para sobreviver por pelo menos dois anos: me preparo para o fim do mundo
Rowan MacKenzie-Fraser é uma mulher americana de 38 anos que armazena alimentos e itens essenciais de primeiros socorros há 11 anos. A razão é simples: está se preparando para o "fim do mundo". Rowan está reabastecendo ativamente seu bunker há anos em antecipação a guerras ou aumentos exorbitantes de preços, e ela publica vários vídeos em seu canal TikTok aconselhando todos a agirem o mais rápido possível. No momento, a dona de casa americana conseguiu economizar muito material, para ela e sua família, para que possa sobreviver por pelo menos dois anos. Mas acreditamos que a compra de mercadorias não vai parar por aí.
via TikTok / rowanmackenziefraser
Obviamente, embora ela não seja a única no mundo a se preparar para um evento como esse, Rowan enfrentou inúmeras críticas: como não torcer o nariz diante de tal motivação? No entanto, hoje a americana de 38 anos ganhou as manchetes por seu hobby bizarro. Há um tempo talvez pudesse ter sido considerada uma prática absurda, mas hoje em dia, muitos usuários começaram a levar isso a sério. A pandemia de Covid-19, aliás, nos fez experimentar o que significa ir ao supermercado e deixar de encontrar nas prateleiras alguns produtos essenciais; a guerra na Ucrânia, em 2022, começa a produzir os mesmos efeitos e os preços de muitos produtos começam a subir.
Com o tempo, Rowan construiu um bunker em sua casa, pelo custo aproximado de £ 7.650. A mulher está pronta para qualquer eventualidade: “mandei construir o bunker secreto para me preparar, aqui tenho provisões suficientes para uma família de três sobreviver por cerca de dois anos".
No total, Rowan acredita que gastou o equivalente a £ 15.000 em comida e kits de sobrevivência. Para falar a verdade, a americana de 38 anos também pensou em comprar armas, caso fosse obrigada a se defender. O cenário imaginado por essa dona de casa realmente parece um filme, mas objetivamente muitas pessoas estão começando a entender a importância de ter alimentos estocados, tanto para evitar o desperdício, quanto para economizar diante do forte aumento dos preços.
Rowan não tem dúvidas: "acredito que todos devem estar preparados até certo ponto, pois o alimento é necessário para a vida e todos devem ter algo a mais para uma emergência. Chegou o dia em que estar preparado é uma bênção, pois o alimento vai desaparecer e se tornar muito caro em caso de guerra. Eventualmente todos nós sofreremos os efeitos colaterais ". Ela acrescentou: "meus amigos e familiares acham que sou louca, mas sempre digo a eles que, quando chegar a hora, não vão mais me chamar de louca. Meu maior conselho é: não entre em pânico. Respire, faça uma lista e a siga. É fácil ficar sobrecarregado e entrar em pânico com a compra de suprimentos, mas não há necessidade. Não estou incentivando esse comportamento".
E você tem um plano para o "fim do mundo"?