Ela tem 63 anos e agradece todos os dias por não ter sido mãe: "os filhos são para as jovens"

por Roberta Freitas

14 Março 2022

Ela tem 63 anos e agradece todos os dias por não ter sido mãe: "os filhos são para as jovens"
Advertisement

A maternidade é um dom extraordinário da Mãe Natureza mas ao mesmo tempo pode ser uma prisão; nem toda mulher quer ser mãe a todo o custo, há algumas que engravidam sem querer ou contra a sua própria vontade, ou porque as pressões da sociedade são tão fortes sobre elas que se convencem de que se não deram à luz a pelo menos um filho não serão mulheres completas. Mas também há mulheres que por opção não querem trazer filhos ao mundo ou outras que não podem tê-los mesmo que tentem, e acabam recebendo isso como um sinal inequívoco do destino.

via Revista Quem

Uma dessa mulheres é Totia Meireles, a atriz brasileira muito que em uma entrevista recente declarou a sorte que sentia por não ter tido filhos biológicos ou adotivos. Suas palavras obviamente foram duramente criticadas porque são consideradas insensíveis a todas aquelas mulheres que, em vez disso, tentam desesperadamente poder carregar um bebê pelo menos uma vez na vida. Mas a verdade é que a atriz tentou várias vezes engravidar, mas infelizmente a Mãe Natureza lhe deu um presente inesperado: a infertilidade.

Advertisement

Totia Meireles também tentou alguns tratamentos alternativos, como a inseminação artificial, mas em todos esses anos seu corpo nunca produziu o resultado desejado: simplesmente, Totia começou a ver aquelas derrotas como grandes lições de vida, ou seja, que a Mãe Natureza lhe dizia que seu papel na vida não era ser mãe. Mas agora que ela tem 63 anos, quando olha para trás e vê tudo o que fez para perseguir a maternidade, ela não se arrepende de suas escolhas e, de fato, está muito feliz por não ter tido filhos no passado e por não ser mãe no presente (e no futuro, claro): "agradeço a Deus por nunca ter tido filhos e por não poder ter. Filhinhos são para quando se é jovem. Um filho não é uma coisa que você joga em um canto no final do dia ou você pendura no armário como se fosse um vestido para ser substituído por um pijama".

Obviamente, as palavras desta atriz brasileira geraram um rebuliço, entre pessoas que apreciaram sinceramente suas palavras honestas e libertadoras, e outras que acharam as duas declarações inadequadas para todas aquelas mulheres ao redor do mundo que querem desesperadamente se tornar mães mas falham por muitas razões.

E você, o que acha das palavras de Totia Meireles? Ela fez bem em aceitar sua condição "natural" com serenidade ou teria sido melhor mostrar mais tato com aquelas que gostariam de experimentar a maternidade?

Advertisement