Se recusa a dar 6 dias de suas férias a uma colega e ela a acusa: "você não tem filhos, não precisa de férias!"

por Roberta Freitas

12 Março 2022

Se recusa a dar 6 dias de suas férias a uma colega e ela a acusa: "você não tem filhos, não precisa de férias!"
Advertisement

As férias são sagradas, mas não é tão óbvio poder acumulá-las: pense nos trabalhadores autônomos ou nos Estados Unidos da América, o único país da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, grupo formado pelas 36 nações mais ricas do mundo, que não obriga os empregadores a conceder férias anuais remuneradas aos trabalhadores. Se as férias são sagradas para todos, imagine para aqueles que mal podem ter alguns dias por ano. A protagonista desta história tem 27 anos e trabalha na empresa atual há 5; a jovem acumulou muitos dias de férias para poder tirar férias longas na Europa, mas uma colega mais velha que ela, mãe de 3 filhos, pediu que lhe desse 6 dias de suas férias. A jovem recusou e a colega não aceitou muito bem.

via Reddit

Pexels / Not the actual photo

Pexels / Not the actual photo

Uma colega mais velha, mãe de 3 filhos, que trabalha na mesma empresa da jovem protagonista há 17 anos, precisava de uns dias extras de folga, mas foi pedir para a pessoa errada. Os colaboradores desta empresa têm direito a cerca de 18 dias de férias por ano e dias de doença ilimitados, desde que acompanhados de um atestado. A jovem estava acumulando dias de folga para finalmente poder desfrutar de longas férias na Europa, após uma pandemia que obrigou todos a deixarem de viajar. Por outro lado, sua colega mais velha não estava muito bem:

"Este ano, ela usou 10 dias de férias em janeiro, quando seu irmão morreu, e outros 4 dias, quando sua filha adoeceu. Como resultado, ela agora só tem 4 dias de folga pelo resto do ano", disse a jovem no Reddit.

O pedido da mulher, porém, foi um pouco franco demais e, sobretudo, injusto com a colega. A mulher pediu a ela que lhe desse 6 dias de férias para poder levar os seus 3 filhos para o sítio que tanto desejavam e, ao receber uma resposta negativa da jovem, a acusou: "você não tem filhos e não precisa de tantos dias de folga".

Advertisement
Pexels / Not the actual photo

Pexels / Not the actual photo

A jovem recusou e admitiu que ser mãe é certamente muito mais cansativo do que não ser, e que a colega sem dúvida merecia se desligar do trabalho por um tempo, mas porque teria de se privar de dias de férias acumulados com tanta dificuldade. Não ter filhos não significa que você não pode estar cansado ou que não mereça férias. A jovem pediu conselhos na internet, pois depois de se recusar a doar seus dias de férias, se sentiu culpada. A maioria dos usuários do Reddit estava do lado dela e a tranquilizou.

Mais tarde a jovem atualizou sua história dizendo que sua colega "não era tão ruim" e que tanto ela quanto outros funcionários lhe deram um dia de folga cada, para que ela pudesse ter dias suficientes para fazer aquela pequena viagem. 

Advertisement