Esta menina com síndrome de Down derrotou todos os preconceitos e se tornou uma modelo de sucesso
Se temos uma paixão muito profunda e um grande talento, devemos fazer de tudo para seguir nosso caminho e fazer desse talento nosso principal trabalho na vida. Nem sempre é simples, muitas vezes a necessidade econômica leva a caminhos muito diferentes para sobreviver, mas esta que queremos contar hoje é a maravilhosa história não apenas de um sonho que se tornou realidade, mas de uma garota com síndrome de Down que venceu qualquer preconceito e se tornou uma modelo de sucesso.
via Univision
Seu nome é Jessica Jacinto, é uma menina nascida com síndrome de Down na cidade de Valência, na Venezuela, e desde criança sempre teve um grande sonho a realizar: se tornar uma grande modelo de sucesso, mesmo que sua mãe Yanira no começo não fosse muito a favor da ideia porque temia que, no mundo da moda e das passarelas, houvesse muito preconceito em relação às meninas com essa síndrome. Até os 14 anos Jéssica praticava muito esporte, mas sem sentir muita satisfação e felicidade, então surgiu a oportunidade de participar de um desfile de moda para adolescentes com síndrome de Down, e só naquele momento, quando Jéssica estava na passarela, sentiu que estava fazendo algo que queria realmente fazer na sua vida.
Jessica descreveu sua grande paixão com estas palavras: "para mim, ser modelo é como estudar para uma carreira que você gosta, que você realmente ama, e acredite ou não, você precisa de dedicação e inovação para se aprimorar. Quando piso na passarela de um evento é como se eu tivesse me transformado, ou seja, é como se houvesse outra pessoa dentro de mim. Me sinto empoderada em certo sentido!"
Afinal, o caminho para se tornar uma modelo com síndrome de Down não foi fácil no começo; tanto Jessica quanto sua mãe, que mais tarde se tornou sua apoiadora número um, lutaram contra o preconceito e a falta de inclusão no mundo da moda, da fotografia profissional e da publicidade, mas nunca desistiram!
Agora, é a mãe Yanira que acompanha passo a passo a carreira em constante mudança da filha, administrando suas participações, seus projetos, seus desfiles e até as fotos e vídeos a serem publicados em seu popular perfil do Instagram; um trabalho 24 horas por dia, mas do qual Jéssica Jacinto se orgulha particularmente e é muito agradecida: "os meus pais estão muito felizes e orgulhosos de mim, pois vêem que todos os dias trabalho, me comprometo e tenho muita disciplina, cada dia mais e muito mais. E é claro que eles me veem feliz, e é isso que eles realmente querem para mim".
Parabéns a esta menina extraordinária, que nunca desanimou diante do preconceito dos outros e da sua "peculiaridade", mas que sempre lutou para se tornar o que sempre quis: uma modelo extraordinária!