Encanador de cabelos compridos é demitido porque se recusa a cortá-los: contratado logo depois por outra empresa
O corte de cabelo é certamente uma forma de expressar a personalidade e muito mais. Basta pensar em como a moda evoluiu ao longo das décadas e você entenderá imediatamente como alguns cortes são filhos de uma época: cabelos compridos, por exemplo, estavam muito na moda nos anos 60 e 70, quando era fácil encontrar na rua "os filhos das flores". Cabelos compridos que, portanto, sempre tiveram uma conotação política, razão pela qual às vezes são demonizados no ambiente de trabalho. Assim como com a roupa ou a cor da pele, você também pode ser discriminado pela forma como usa o cabelo, aparentemente: um empregador demitiu um funcionário que se recusou a cortar o cabelo.
Unsplash / Not the actual photo
Um encanador compartilhou sua história em um grupo do Reddit, descrevendo como foi contratado por uma empresa e como também foi elogiado por seu profissionalismo e habilidades. Pena que seu patrão, quando percebeu o comprimento de seu cabelo, deu a ele um ultimato: "ou corta ou será despedido", era a essência do discurso. O jovem mantinha o cabelo preso e coberto por um chapéu, razão pela qual nunca havia sido exposto aos olhos de seu chefe. Antes de mostrar o cabelo, aliás, ele havia sido escolhido como um dos melhores encanadores recém-chegados à empresa, tanto que deveria ter recebido um pequeno aumento e uma van pessoal.
O empregador de repente mudou de ideia depois de ver seu funcionário ostentando cabelos na altura dos ombros. "Corte até amanhã", ordenou, mas o funcionário respondeu que não mudaria de visual apenas para ocupar o cargo de encanador. Alternativamente, o mesmo funcionário propôs ao seu chefe que fosse transferido para outra função se o cabelo fosse realmente um problema, mas seu supervisor ainda se recusou a aceitá-lo.
Nesse momento, o funcionário pegou suas ferramentas e se despediu da empresa que o contratou por duas semanas: "obrigado por desperdiçar meu tempo", disse o encanador ao chefe, depois do qual se dirigiu ao seu carro e foi apresentar seu currículo para outra empresa de encanamento não muito longe daquela da qual ele havia acabado de ser demitido. O jovem encanador rapidamente encontrou outro lugar na mesma função, mas desta vez seu cabelo não foi um problema para seu novo chefe, com quem também brincou sobre o que aconteceu na empresa anterior.
O que podemos dizer, ter uma boa aparência no local de trabalho é uma coisa, mas tomar decisões sobre sua aparência com base em regras pré-definidas e sem motivo aparente é outra. O que você acha?