Esta empresa começou a multar funcionários que chegavam só um minuto atrasados ​

por Roberta Freitas

18 Fevereiro 2022

Esta empresa começou a multar funcionários que chegavam só um minuto atrasados ​
Advertisement

A confiança é um dos valores fundamentais para poder estabelecer e manter relações saudáveis ​​e cristalinas com as pessoas que marcam as nossas vidas. Da nossa unidade familiar aos parentes, dos amigos aos conhecidos, aos colegas e empregadores, tudo se baseia num equilíbrio constante na relação de confiança mútua. E se essa confiança falhar, o que pode acontecer? Uma resposta muito interessante é dada pelo testemunho deste usuário do Reddit, que anonimamente contou como seus empregadores colocaram em prática algumas regras absurdas que, no entanto, estão saindo pela culatra...

via antiwork/Reddit

Pix4Free/Not The Actual Photo

Pix4Free/Not The Actual Photo

No Reddit, o usuário contou como a política de faltas, doenças, licenças e possíveis atrasos no local de trabalho está prejudicando indiretamente os mesmos empregadores, e o funcionário anônimo explica perfeitamente com estas palavras: "geralmente quando chegamos ao escritório temos que carimbar em uma máquina e no passado a regra era que se você chegasse um minuto atrasado, você perderia dinheiro em blocos de 15 minutos até que você carimbasse. A gerência começou a reclamar porque, de repente, ninguém que estava atrasado estava menos de 10 minutos atrasado (geralmente parando para tomar uma bebida ou fumar um cigarro quando eles entravam, porque de qualquer forma, eles já haviam perdido parte do pagamento, certo?). Não conheço ninguém que tenha se atrasado menos de 55 minutos desde que a nova regra foi lançada.

Todos os funcionários se reuniram e apontaram que políticas pesadas convidam à exploração, perguntamos como eles esperavam que as pessoas (que por algum motivo estavam atrasadas em um determinado dia) trabalhassem sem parte do pagamento e eles não deram bola. Eventualmente, quem sabe que vai se atrasar para o trabalho agora sabe que pode desacelerar e relaxar, tomar um café ou parar em uma loja. Sem pressa. Que ótima gestão! Agora, sobre a ausência. Ausência era um problema muito grande há alguns anos e precisava ser mudado. E assim o fizeram!"

Advertisement
Pxhere/Not The Actual Photo

Pxhere/Not The Actual Photo

O usuário continuou: "além da regra de 2 dias de doença sem compensação, agora eles introduziram uma política disciplinar rígida: 2 dias de férias e te dão uma pena disciplinar, uma cadeia que levará você a ser demitido mais cedo ou mais tarde pela força das circunstâncias. O problema é que, agora, se eu ficar doente e ficar fora por 2 dias, posso aproveitar ao máximo. Sejam 3 dias ou 18 meses, eu volto e recebo uma disciplinar só.

Agora, no geral, a empresa notou uma tendência de 10 a 15 minutos de atraso e 2 a 4 dias de ausência, da qual não gostou nada. Depois de introduzir novas políticas para combater isso, a empresa está agora em uma tendência de 45-55 minutos de atraso e 1-2 semanas de ausência. Outras mudanças de política estão em discussão. Mal posso esperar para saber os resultados..."

O que você acha dessa história? A empresa incentiva a exploração ou suas regras são geralmente justas e equitativas?

Advertisement