Com 121 anos, foi uma das pessoas mais longevas de sempre: a história do homem que viveu em 3 séculos diferentes
Quem não gostaria de viver 100 anos ou mais? Talvez todo o ser humano, no fundo de seu coração, deseja ardentemente viver para sempre. Um sonho que une a maioria de nós, mesmo que obviamente as leis da Mãe Natureza impeçam que isso aconteça. Por essa razão, não podemos deixar de invejar as pessoas com mais de cem anos, assim como o protagonista desta incrível história verídica que aconteceu no Chile há alguns "séculos".
via TRT
Conheça Celino Villanueva Jaramillo, o homem que até 2018, ano de sua morte, tinha sido considerado a pessoa mais velha da história do país e que provavelmente estava entre os mais velhos do mundo inteiro. Na verdade, o Guinness World Records nunca foi capaz de formalizar o recorde pessoal de Celino porque faltava documentação oficial que pudesse tirar quaisquer dúvidas sobre sua data real de nascimento. De fato, embora Celino alegasse ter nascido em 25 de julho de 1896 mas ele nunca tinha obtido essa documentação, pelo menos até 1965, ou seja, só depois de completar 69 anos.
Como afirma o Serviço de Estado Civil e Identidade do Chile, "em 2 de setembro de 1965, seu nascimento foi registrado no distrito de Río Bueno, a pedido dele mesmo, com a apresentação de duas testemunhas perante o funcionário civil de Los Lagos".
Para dificultar ainda mais o estabelecimento do recorde de Celino, foi também o fato de quanto o registro no cartório do Chile seguiu procedimentos muito diferentes pelo menos até 1930. Pouco se sabe sobre os anos de vida de Celino antes do registo do seu documento de identidade em 1965, exceto que segundo o seu documento de identidade ele tinha nascido em 25 de julho de 1896 e que na data do seu falecimento, 17 de abril de 2018, já tinha 121 anos, o que faz dele uma das mais velhas pessoas no mundo já registradas e uma das poucas pessoas que viveram em três séculos diferentes.
Pelo que se sabe de sua vida, teve sete irmãos e desde cedo começou a trabalhar a terra; durante 40 anos de sua vida trabalhou como lavrador em uma grande casa de campo, nunca se casou e, consequentemente, nunca teve filhos.
Foi o trabalho pela terra e a escolha de não constituir família que o tornaram um dos centenários mais longevos já documentados no mundo?
Qual você acha que pode ser o segredo da longevidade?