Ambulante consegue mandar todas as 4 filhas para a universidade, mesmo que ninguém acreditasse
Um pai sabe que deve fazer de tudo para oferecer o melhor aos filhos, mas sempre de acordo com suas possibilidades. Um homem, que durante toda a vida vendeu bolinhos de peixe na rua, conseguiu que as quatro filhas fizessem a universidade. Um objetivo não tão óbvio se considerarmos o salário provavelmente muito baixo do homem, mas não devemos esquecer todos os sacrifícios que ele e sua esposa fizeram para educar suas filhas. A educação é, de fato, talvez a única solução para a pobreza, e os dois pais em questão devem ter entendido isso muito bem.
A última das quatro filhas a se formar, a mais nova, expressou sua gratidão aos pais e compartilhou o que significa ser filha de um vendedor ambulante.
A mensalidade da faculdade não é brincadeira e, para muitos pais, se torna um verdadeiro desafio conseguir pagá-la. Girlie Versoza, a filha caçula do vendedor de rua protagonista desta história, disse que não só ninguém imaginava que seu pai e sua mãe pudessem fazer com que estudasse, mas que quando ela e suas irmãs eram pequenas, muitas crianças não queriam fazer amizade com elas por causa da profissão do pai: "você é filha do vendedor de bolinhos", diziam em tom depreciativo. Palavras que ficaram gravadas na mente de Girlie e que, anos depois, ressurgiram, mas com um significado diferente: seu pai havia feito muitos sacrifícios, justamente porque era um vendedor ambulante, e conseguiu que ela estudasse.
"Minha filha, você não deve ter vergonha de si mesma. Não se force a fazer amizade com os outros, apenas seja gentil", seu pai lhe disse quando a via triste quando criança porque os outros colegas não queriam brincar com ela por causa de suas origens humildes. Felizmente, Girlie nunca teve vergonha do trabalho de seu pai e, ao longo de sua vida, ela também conheceu amigos que a aceitaram por quem ela era.
As dificuldades financeiras pareciam insuperáveis, mas tanto ela quanto suas irmãs conseguiram se formar na universidade.
No dia de sua formatura, Girlie não pode deixar de dedicar essa vitória aos pais e, em particular, ao pai, que havia feito tantos sacrifícios com seu trabalho. As próprias filhas o ajudaram ao longo dos anos a vender aquela comida de rua e isso foi uma grande lição de vida para elas, que as fez crescer e amadurecer.
Trabalhar como vendedora ambulante fez com que suas filhas entendessem que não há nada de errado com um trabalho humilde e, acima de tudo, que todos os trabalhos são decentes, desde que sejam sempre honestos. Não tenha vergonha de suas raízes!