Levam o abajur da mãe falecida para avaliar e descobrem que vale milhares de dólares

por Roberta Freitas

29 Dezembro 2021

Levam o abajur da mãe falecida para avaliar e descobrem que vale milhares de dólares
Advertisement

Quantas vezes você já limpou o armário ou a garagem para abrir espaço e se livrar de objetos antigos pertencentes ao passado de sua família, mas que você não sabe mais onde expor ou o que fazer com eles? Um conselho que podemos lhe dar é pensar duas vezes antes de jogar objetos antigos na lata de lixo porque podem ter um valor inesperado, além daquele emocional, é claro. Esta incrível história é o testemunho perfeito disso!

via Antiques Roadshow PBS

Tim Evanson/Flickr - Not The Actual Photo

Tim Evanson/Flickr - Not The Actual Photo

Esta é a incrível história de uma mulher e sua irmã que, em 1999, decidiram aproveitar para avaliar um antigo abajur art nouveau que tinha pertencido à falecida mãe  delas e à qual a mulher, quando viva, era muito apegada. As duas filhas disseram ao avaliador especialista que a mãe, já falecida, tinha comprado aquele velho abajur de cabeceira por apenas 125 dólares depois de encontrar um anúncio em um velho jornal. As duas irmãs contaram ao avaliador que a mãe tinha sido convencida pelo vendedor de que o abajur tinha pertencido a seu avô, mas que ele queria se livrar dele; embora a mulher tivesse pagado apenas 125 dólares por aquela bela antiguidade, ela sabia em seu coração que poderia valer muito, muito mais, mas ela nunca disse nada para sua família, muito menos para suas duas filhas.

Então, quando as duas irmãs foram ao avaliador especialista, elas fizeram uma descoberta chocante: o negociante de antiguidades confirmou a elas que o abajur tinha sido realmente produzido na época pela Tiffany Studios, a empresa de propriedade e gerenciada por Louis Comfort Tiffany, filho de o fundador da Tiffany and Co; enfim, parecia que as duas irmãs tinham nas mãos um objeto de grande valor no mercado de antiguidades.

Advertisement

Depois de pesquisar a história do objeto em questão, o especialista disse às duas mulheres que aquele abajur art nouveau em 1905 era muito procurado e poderia ser vendido no mercado por até 200 dólares naquela época, portanto, uma quantia enorme; depois de avaliar o caso, foi revelado às duas irmãs que o abajur que sua mãe gostava tanto enquanto era viva, valia de $ 80.000 a $ 125.000 naquele momento!

Obviamente, as duas irmãs começaram a chorar ao descobrir a verdade inesperada, como você pode ver no vídeo acima. E você, como teria reagido a uma notícia dessas? Você tem algum item vintage antigo que você acha que pode valer uma fortuna? Conte para gente nos comentários!

Advertisement