Um gêmeo é vegano, enquanto o outro é carnívoro: seus corpos respondem de maneira diferente às duas dietas
Levar uma dieta vegana, eliminando assim carnes, laticínios e qualquer outro produto de origem animal, é bom para o nosso corpo ou não? Essa é a questão do século, à qual cada vez mais estudiosos estão tentando responder. No entanto, não existem respostas certas porque nem todos reagem da mesma forma à assimilação de certos alimentos. Para contribuir com a ciência e tentar dar uma resposta ligada a resultados mais confiáveis, os gêmeos Turner decidiram se testar com um experimento no qual provavam na própria pele pele os efeitos dos dois tipos de dieta, - vegana e carnívora. Ser idêntico ajudou a tornar o experimento mais preciso do que o normal.
Quais foram os resultados após 12 semanas de "dieta"?
Hugo e Ross Turner são gêmeos e são idênticos: Hugo se tornou vegano, enquanto Ross seguiu uma dieta carnívora. Uma experiência muito interessante durante a qual os dois sempre realizaram atividade física regular. Não há dúvida, de fato, que os dois são atletas muito bem treinados. A coisa toda durou 12 semanas e foi monitorada pelo King's College London, onde uma equipe de pesquisadores conduziu o experimento.
"Queríamos usar o modelo de gêmeos homozigotos para testar os efeitos de diferentes dietas e do mesmo exercício, observando como esses indivíduos respondem a diferentes tipos de alimentação", explicou o professor Tim Spector, epidemiologista do King's College que liderou a pesquisa.
Então, quais foram os resultados da pesquisa? Entre as duas dietas não se pode dizer que haja uma diferença drástica em termos de resultados, mas a dieta vegana certamente demonstrou algumas melhorias para o organismo. Em primeiro lugar, Hugo, tendo eliminado completamente carnes e produtos de origem animal, portanto também ovos e laticínios, experimentou uma queda acentuada nos níveis de colesterol e uma forte resistência ao diabetes tipo 2. Sua flora bacteriana, por outro lado, foi afetada por esta dieta vegana, que levou ao empobrecimento.
Seu irmão, Ross, por outro lado, certamente não teve problemas do ponto de vista intestinal, mas experimentou picos e quedas mais evidentes de energia durante o dia, além de aumento dos níveis de colesterol e gordura no sangue.
Em suma, não há respostas exaustivas que acabem com quaisquer dúvidas sobre qual dieta é a melhor, mas este experimento parece um excelente ponto de partida para continuar investigando essas questões.