Obtém seu terceiro doutorado aos 89 anos: "se você tem um sonho, não pare de persegui-lo!"
Manfred Steiner levou 89 anos para realizar o sonho de sua vida e ele é um homem que se sente realizado: se formou pela terceira vez na disciplina que mais amava, física. Hoje, mais e mais pessoas decidem completar seus objetivos estudantis em uma idade mais avançada. Seja para terminar um curso interrompido, ou para chegar a um diploma que você não conseguiu na juventude, de qualquer forma, é sempre uma grande satisfação dos… nerds! O certo é que esses velhinhos alegres são a prova de que o frescor da memória não depende da idade.
via Brown Unversity
Facebook/Brown University Department of Physics
Conseguir um diploma universitário na bela idade de 89 anos não é para todos. Mas por que se esforçar para conseguir isso em uma idade em que muitos idosos passam o tempo todo no ócio? Manfred Steiner cresceu em Viena, mas ele e sua família fugiram para os Estados Unidos no final da Segunda Guerra Mundial. Embora sempre apaixonado pela física, seguiu as orientações da família para seguir uma carreira diferente.
"Eu sabia que a física era minha verdadeira paixão desde minha formatura no ensino médio", disse Manfred. "Mas depois da guerra, meu tio e minha mãe me aconselharam a me dedicar à medicina porque teria sido uma escolha melhor naqueles difíceis anos do pós-guerra."
Facebook/Brown University Department of Physics
Então Manfred se dedicou aos estudos médicos. Ele começou a obter seu doutorado em medicina em 1955 na Universidade de Viena e depois se tornou um internista em Washington D.C., estudando hematologia na Universidade Tufts, onde obteve um doutorado em bioquímica. Embora a medicina não fosse a paixão de Manfred, ele teve excelentes resultados como estudante primeiro e como hematologista depois. Na verdade, Steiner se tornou professor assistente na Brown University. Quando se aposentou em 2000, Steiner havia treinado duas gerações de estudantes de medicina. No entanto, o amor de Manfred pela física ainda batia forte em seu peito.
"Mesmo quando eu estava na faculdade de medicina, às vezes eu ia às aulas de um físico famoso, Walter Thirring", disse ele. "Suas aulas sempre me fascinaram. Eu era apaixonado por física quântica e queria poder me aprofundar". Por isso, aos 70 anos, Manfred começou a ter aulas de física no MIT antes de ir para a Brown University, um lugar bem mais perto de sua casa. Quando começou a fazer estes cursos, nunca sonhou em obter um terceiro doutorado que, graças à sua frequência regular, conseguiu com facilidade.
"Estou realmente na lua", disse ele. "Este doutorado é a coisa mais importante para mim, porque é a coisa pela qual lutei por toda a minha vida." Agora que se tornou professor de física, Steiner está trabalhando para a publicação de sua tese.
Data de publicação: com 90 anos!