"Você precisa de uma avó no Natal?": uma senhora escreve um anúncio online para não ficar sozinha durante as festas
As festas de final de ano e o Natal em particular são momentos maravilhosos para quem tem a sorte de os passar com a família, mas representam também uma ferida aberta para quem, por outro lado, se encontra sozinho todos os dias. Quem não tem ninguém e vive sozinho o ano todo, sente ainda mais solidão durante as festas de Natal, que tradicionalmente acontecem em família. É por isso que Carrie, uma senhora na casa dos cinquenta, postou um anúncio online se oferecendo como "Vovó no Natal". A mulher, por não ter com quem passar o período de festas e ansiosa por passar algum tempo em companhia, se ofereceu como avó "faz-tudo" para combater a solidão. Apesar de receber alguns primeiros comentários desagradáveis, que a forçaram a cancelar seu próprio anúncio, um jovem de bom coração conseguiu localizá-la e oferecer a ela a sua amizade.
via Facebook / Carson Daniel Carlock
O anúncio de Carrie era assim: "Alguém precisa de uma avó no Natal? Não tenho ninguém e quero muito fazer parte de uma família. Posso cozinhar e fazer o jantar. Vou levar comida e presentes para as crianças também! NÃO TENHO NINGUÉM E ISSO ME DÓI MUITO. Deixe-me fazer parte da sua família". Como você pode ignorar tal anúncio ou, pior ainda, responder com ódio e desconfiança ao pedido sincero de uma mulher de meia-idade como essa? Aparentemente, as primeiras mensagens recebidas pela senhora não foram nada agradáveis: havia quem a acusasse de ser uma pessoa falsa, que não queria mais nada a não ser tirar proveito de uma família vulnerável. Todas essas palavras tão carregadas de maldade só contribuíram para ampliar a dor da pobre mulher: "obrigada pela dose extra de dor", ela mesma respondeu em um comentário.
Felizmente, porém, também houve quem não quisesse ignorar e tentou entrar em contato com a mulher mesmo depois de o anúncio ter sido cancelado. Carson Carlock, de 21 anos, aliás, havia tirado uma foto daquele anúncio comovente e, estava determinado a encontrar Carrie, postando no Facebook: "Por favor, alguém faça dela sua avó no Natal!". Depois, os dois se conheceram em sua cidade natal, Tulsa (EUA).
Carson ficou particularmente impressionado com a mensagem de Carrie, em parte porque ele próprio tinha perdido a mãe no ano anterior devido ao câncer, em parte porque ninguém deveria passar o Natal sozinho. Naquela época, Carrie também lutava contra o câncer e sua situação familiar não era das melhores: a filha não falava mais com ela, nem mesmo no Natal, e não permitia que ela visse a neta. É por isso que Carrie sentiu que o Natal era duplamente doloroso. Quando ela conheceu Carson, ficou desconfiada porque temia mais uma decepção, especialmente depois de todas as mensagens iniciais que ela havia recebido, mas quando os dois se encontraram, eles começaram a chorar e se abraçaram. Depois que Carson compartilhou o anúncio e a história no Facebook, Carrie recebeu muitos pedidos e comentários em que muitas pessoas se ofereceram para ajudá-la.
Com sua história, Carrie espera poder transmitir alguma gentileza: “jamais gostaria que ninguém se sentisse como eu me senti no Natal. A maioria de nós só quer um pouco de amor e pertencer a uma família”.