Nenhum passageiro se move para fazer com que um homem em uma cadeira de rodas suba no ônibus: o motorista manda todos descerem
Enfrentar o mundo em uma cadeira de rodas não é fácil, especialmente porque a maioria das grandes cidades não possui a infraestrutura que permite que os cadeirantes se movimentem com facilidade. Uma percentagem muito elevada de pessoas com deficiência e que usa uma cadeiras de rodas afirmou ter dificuldades particulares com os transportes públicos, que são notoriamente mal equipados para os cidadãos com necessidades especiais. Muitas vezes o problema é que mesmo quando o ônibus está equipado com a plataforma, muitos motoristas não sabem como usá-la. Outras vezes, porém, é a indiferença das pessoas que nos deixar sem palavras. O testemunho de François Le Berre, um homem com deficiência que esperava o ônibus na parada, nos fala exatamente desta indiferença.
via Facebook / François Le Berre
François Le Berre esperava o ônibus no ponto, em sua cadeira de rodas, em sua cidade: Paris. A expectativa quase sempre é grande na espera do transporte coletivo e a frustração fica ainda maior quando, com a chegada do cobiçado veículo, não dá para entrar devido ao grande número de passageiros que já se encontram lá dentro. Quando o ônibus de François parou, nenhum dos passageiros fez nada para abrir espaço para sua cadeira de rodas. Depois de alguns minutos em que ninguém se dignou a levantar um dedo para ajudar o homem e seu acompanhante, François pensou que teria que esperar o próximo ônibus.
François tinha acabado de perder as esperanças - ele não teria conseguido entrar naquele ônibus - quando o motorista percebeu o que estava acontecendo. O homem se levantou e gritou: "desçam todos!". Os passageiros chocados tiveram que descer do ônibus, atendendo ao pedido do motorista que ameaçou não partir. O motorista se dirigiu então ao François e disse: “pode subir você e quem te acompanha. Todos os outros: vão esperar o próximo ônibus!”. Em suma, o motorista deu uma boa lição de civilidade para um ônibus inteiro cheio de pessoas mal educadas.
François contou o que aconteceu em um depoimento no Facebook, dizendo que deu uma risada naquele dia. Desde que ele publicou seu post, as pessoas em todo o mundo não param de elogiar o motorista do ônibus e desejar o melhor a François. Alguns até exortaram o presidente francês a honrar a ação do motorista!
Com certeza, o motorista do ônibus mandou uma ótima mensagem para todos aqueles passageiros sem educação: esperamos que eles tenham aprendido!