Seu filho ou neto não quer tomar banho? Talvez seja hora de uma mudança de abordagem
Crianças pequenas costumam relutar em tomar banho, você já se perguntou por quê? Os motivos podem ser diferentes e o importante é compreendê-los e procurar agir da melhor forma. Sabemos que a higiene é importante, mas devemos avaliar caso a caso quando definitivamente é hora de insistir porque, talvez, as crianças tenham brincado na lama, e quando implementar estratégias ou até mesmo adiar o banho para o dia seguinte. O certo, porém, é que forçá-los a tomar banho na quando não querem será contraproducente. Se seu filho chora todas as noites porque se recusa a entrar no chuveiro, tente mudar a sua estratégia. Nós dizemos como.
Em primeiro lugar, é preciso avaliar caso a caso: se a criança está muito concentrada em uma atividade, como ler, desenhar ou assistir a um desenho animado, é muito provável que responda com um simpático "não" à ideia de interromper a diversão para tomar banho. Nesses casos é melhor dar a elas um tempo para terminar o que estão fazendo e prepará-los para a ideia do banheiro noturno: "Que lindo aquele desenho... depois vamos tomar um banho e você vai me contar por que você escolheu estas cores?". Essa abordagem suave pode ser eficaz na maioria dos casos. Se a razão pela qual a criança se recusa a ir tomar banho for, em vez disso, relacionada ao cansaço, os pais terão que tentar focar na empatia: "Como você está tão cansado, vamos tomar um banho quente relaxante. Você vai se sentir melhor!".
Devemos lembrar também que as crianças preferem realizar atividades semelhantes às brincadeiras, por isso às vezes pode ser útil transformar uma atividade rotineira como o banho em um pequeno momento de brincadeira. Uma mãe, por exemplo, disse que sua filha de 6 anos quase sempre se recusa a tomar banho durante a semana porque está muito cansada e prefere um banho mais curto; para encurtar o tempo e tornar o banho mais agradável para a menina, a mãe inventou um joguinho: “Optamos por tentar bater o recorde do banho mais rápido do mundo, contando do começo ao fim, até eu desligar o chuveiro”, disse ela, concluindo com “não digo mais a ela que vamos tomar banho, mas que veremos como vai ser o recorde de hoje... e funciona muito bem!”. Até preparar brinquedos para serem usados apenas na hora do banho pode ser uma estratégia. Mandar seu filho tirar a roupa sozinho, por exemplo, é uma forma de motivá-lo a se sentir autônomo, para que com certeza o faça com mais interesse.
Às vezes, as crianças pequenas podem se assustar com a ideia do banho: nesse caso, seria aconselhável colocar uma bacia menor na banheira. Dito isso, bebês não precisam tomar banho todos os dias, então se percebermos que eles realmente não precisam e estão muito cansados, podemos deixá-los descansar. Claro, seria bom expressar alguma compreensão com frases como: "tudo bem, querido, você precisa descansar e tomaremos um banho quente amanhã". Esperamos que, com essa abordagem, seus filhos ou netos fiquem mais entusiasmados com a possibilidade de tomar um bom banho quente.