Uma menina sequestrada consegue se salvar graças a um gesto de ajuda que aprendeu nas redes sociais
Felizmente, as redes sociais podem ser um importante ponto de encontro para compartilhar informações úteis, até mesmo para salvar vidas, bem como um lugar para passar algum tempo livre e se divertir. Graças às redes sociais, portanto, foi divulgada uma mensagem muito importante para ajudar as mulheres vítimas de violência doméstica: uma mão que mostra quatro dedos e se fecha em punho. Um gesto silencioso, nascido de uma iniciativa da Canadian Women's Foundation, que se tornou viral na rede a partir do primeiro lockdown contra a Covid-19 em 2020. Um sinal que, felizmente, foi captado por muitas mulheres e homens e que conseguiu para salvar a vida de uma jovem de 16 anos que havia sido sequestrada.
via ABC news
Uma adolescente da Carolina do Norte estava desaparecida há alguns dias e sua família relatou seu desaparecimento à polícia. Felizmente, a jovem deve ter se lembrado do sinal de ajuda contra a violência doméstica que apenas alguns anos antes havia se tornado viral na plataforma TikTok. Um gesto simples, mas muito eficaz, que agora parece ser conhecido em todo o mundo. A Canadian Women's Foundation criou e divulgou justamente para aquelas mulheres que não se sentiam seguras em casa e que, ao mesmo tempo, não podiam pedir ajuda. Se você está em uma videochamada, por exemplo, e não consegue falar abertamente sobre o seu problema, basta levantar a mão sem ser visto e fazer aquele gesto simples para alertar o seu interlocutor.
A menina, cuja identidade permaneceu desconhecida, começou a fazer o famoso gesto com a mão em direção ao dono de outro carro, na esperança de ser compreendida. O motorista, de fato, entendeu muito bem o que estava acontecendo e não perdeu tempo em pedir ajuda. Após a denúncia de violência, a polícia pode intervir e parar o veículo de um homem de 61 anos que havia sequestrado a menina. Uma história com final feliz, portanto, que nos faz entender como o gesto também poderia se estabelecer como um pedido de ajuda em geral, pense por exemplo em um menino que sofre bullying na escola ou em qualquer outro contexto como um gravíssimo sequestro. Enfim, um gesto capaz de salvar vidas é sempre uma boa ideia, não acham?