Se você tem um desejo irresistível de comer doces, é possível que você esteja dormindo pouco ou mal
Quem não gosta de comer doces? Embora todos saibamos que abusar deles faz mal à saúde, é claro que, se esse prazer açucarado não existisse no mundo, a vida seria decididamente mais amarga. Em momentos de tristeza e grande desconforto, sabemos que uma barra de chocolate ou uma fatia de bolo podem tornar o nosso dia mais feliz em um instante. Mas você já passou períodos de sua vida em que percebeu que estava com um desejo frequente e irreprimível de comer qualquer tipo de sobremesa? Não é apenas pura gula, mas pode haver muito mais por trás disso...
via CNN
De acordo com um estudo científico recente, um desejo incontrolável de comer doces de todos os tipos pode estar inesperadamente ligado à qualidade de nosso sono; na verdade, uma pesquisa conduzida pelo Irving Medical Center da Columbia University, publicada no Journal of the American Heart Association, destacou a ligação que pode ser criada entre a má qualidade do sono e o consumo de doces ou alimentos gordurosos. O estudo examinou os hábitos alimentares de cerca de 500 mulheres americanas na faixa etária de 20 a 76 anos e enfatizou que aquelas que se queixavam de ter muitas noites de sono ruins consumiam durante o dia uma grande quantidade de doces e alimentos gordurosos acima do recomendado.
Em suma, o estudo destacou esses números: quem teve sono de qualidade inferior à média ou sofreu mais de insônia, consumiu 500 a 800 calorias a mais durante o dia, consistindo no consumo de alimentos ricos em gordura saturada, açúcares processados e cafeína em comparação a uma dieta caracterizada por grãos integrais e fibras.
Segundo as afirmações de Brooke Aggarwal, uma das autoras do estudo, “quando dormimos muito menos ou mal ou sofremos de insônia, nossos hormônios podem estimular nosso apetite, tanto que uma das consequências é quando estamos cansados somos mais guiados pelas emoções e tomamos decisões mais instintivas e irracionais, como comer excessivamente alimentos não saudáveis e de conforto psicológico".
Os resultados deste estudo científico querem destacar o fato de que a qualidade do sono não é de menor importância, na verdade, é um aspecto fundamental da nossa vida e da nossa saúde psicofísica. Todo mundo gosta de comer uma boa sobremesa de vez em quando, mas melhor não abusar!