Professora cuja calculadora foi roubada não pode comprar uma nova: "o dinheiro é para meus filhos"

por Roberta Freitas

09 Novembro 2021

Professora cuja calculadora foi roubada não pode comprar uma nova: "o dinheiro é para meus filhos"
Advertisement

Ser professor é um trabalho emocionante e difícil, para o qual é necessária uma espécie de vocação, também porque, como todas as profissões importantes, é um tanto mal paga. Nos Estados Unidos, pelo menos, o assunto parece bem conhecido e em pauta. O episódio da calculadora roubada da professora que se autodenomina Marie no TikTok é um exemplo notável. Na aula, a mulher escreveu uma mensagem no quadro indicando sua condição financeira: "Para a pessoa que roubou a calculadora, eu a tinha desde o ensino médio: por favor, devolva. Peça a um amigo para deixar comigo ou até na porta. Meus filhos precisam de jaquetas e sapatos novos e não posso comprar uma calculadora nova agora. Obrigada, Sra. L.",

via TikTok / chemwithcorinne

TikTok / chemwithcorinne

TikTok / chemwithcorinne

O vídeo da solicitação, com a mensagem escrita com um marcador na lousa, circulou pela web, provocando a reação de centenas de usuários que queriam saber como ajudar a professora. Depois de um tempo, ela recebeu de presente um pacote com duas novas jaquetas infantis, do tamanho ideal para seus filhos. Além desse lindo presente, várias calculadoras e material escolar também foram recebidos. A mulher tinha apenas pedido gentilmente para ter sua velha calculadora de volta e nunca teria esperado uma corrente de solidariedade tão grande.

Foi um episódio muito grande de solidariedade, que evidenciou todas as distorções do sistema escolar americano: um professor que não tem dinheiro para comprar uma calculadora e, ao mesmo tempo, prover as roupas dos filhos parece paradoxal. Na verdade, os salários dos professores são extremamente baixos e a própria Marie admitiu que ser professora e até mãe é quase impossível se você não estiver em uma família com pelo menos duas rendas fixas.

Advertisement
TikTok / chemwithcorinne

TikTok / chemwithcorinne

Marie, que tem um diploma de bacharel em química e um mestrado em ensino, reiterou: "Meu salário não é suficiente para cobrir a creche e todas as outras coisas essenciais. A triste verdade é que a maioria de nós não pode se dar ao luxo de lecionar, a menos que não faça parte de uma família com duas rendas".

Marie ficou realmente impressionada com a resposta online e, embora ela ainda não tenha recebido sua calculadora de volta, ela agradeceu aqueles que fizeram doações e, em seguida, pediu a outras pessoas que enviassem calculadoras para outras escolas: "espero que este vídeo leve a muitas doações de calculadoras para as escolas", escreveu Marie. "Nunca são demais".

Advertisement