A cada noite, a igreja abre suas portas para mais de 200 moradores de rua e oferece a eles um lugar seguro para dormir
Eliminar os desabrigados da face da terra seria um pouco como finalmente alcançar a paz mundial - um objetivo nobre em que se acreditar e se esforçar, mas dificilmente alcançável em poucos anos. No entanto, o trabalho de muitas associações e fundações sem fins lucrativos é absolutamente indispensável. “The Gubbio Project”, por exemplo, é uma associação de voluntários americanos que tem como objetivo oferecer um abrigo seguro a quem, infelizmente, vive na rua. Um dos muitos problemas que sofrem os sem-teto é justamente o fato de não ter um lugar seguro para dormir e é por isso que a associação se compromete a colaborar com as igrejas locais.
via Facebook / The Gubbio Project
Muitas pessoas que moram na rua têm o problema de nunca conseguir dormir em paz, porque não têm um lugar abrigado para ficar ou porque, mesmo em abrigos, têm medo de fechar os olhos e adormecer e terem roubado o pouco que eles têm. Nem mesmo os abrigos são, portanto, locais muito seguros para aproveitar de um bom sono reparador. Os voluntários do Projeto Gubbio pensaram nessas pessoas quando ajudaram algumas igrejas locais a abrir suas portas e oferecer um abrigo digno aos necessitados. No inverno, portanto, a situação da rua se torna impraticável e todos os que vivem ao ar livre precisam de cobertores e abrigos aquecidos.
Além disso, os abrigos ficam fechados durante o dia e é por isso que os voluntários e a igreja de São Bonifácio, em São Francisco, abre suas portas desde as 6 da manhã, para que todos possam entrar e dormir nos bancos dos fiéis. “Em média, cerca de 225 pessoas em alojamento permanente entram em busca de um lugar para ficar seguro, e descansam nos bancos do santuário da igreja de São Bonifácio todos os dias da semana a partir das 6h”, diz o site do organização. Obviamente, não são feitas perguntas a quem utiliza este “serviço” e não há necessidade de se cadastrar ou preencher nenhum formulário.
Mas o que acontece quando os fiéis se reúnem para a missa? Absolutamente nada, visto que nos finais de semana a igreja é dividida em três áreas, das quais apenas uma é reservada para a missa. O fato de que os moradores de rua podem ficar e dormir durante a missa é uma parte importante do programa, porque os fiéis também precisam perceber que os moradores de rua fazem parte da comunidade. Que lugar melhor do que a igreja, onde os cansados e os enfermos também se reúnem entre os fiéis?
Outras igrejas também estão seguindo o exemplo da St.John, abrindo suas portas e oferecendo uma variedade de leitos temporários para os necessitados. Principalmente no inverno, é grande a necessidade desse tipo de iniciativa!