"Louise só tem mais um cromossomo": as palavras comoventes de uma mãe cansada de gente insensível com sua filha

por Roberta Freitas

06 Novembro 2021

"Louise só tem mais um cromossomo": as palavras comoventes de uma mãe cansada de gente insensível com sua filha
Advertisement

Se você tem um filho com "necessidades especiais" em sua casa ou conhece algum em sua vida, sabe que é um tesouro inestimável de amor, afeto incondicional, empatia e generosidade. Embora ao longo das décadas tenha havido progresso na aceitação e cuidado de pessoas com necessidades especiais, como com a síndrome de Down e autistas, o caminho ainda é muito longo para que todas as pessoas deste mundo possam ver esses seres sem qualquer véu de preconceito. Uma coisa que Caroline Boudet, a orgulhosa mãe de Louise, uma criança muito normal com... um cromossomo a mais, sabe muito bem!

via CBS News

[MERCI A TOUS] Il y a 5 mois jour pour jour, Louise venait au monde, pas vraiment comme je l'avais imaginée. Il y a deux...

Pubblicato da Caroline Boudet su Lunedì 22 giugno 2015

Para a mãe Caroline não é fácil criar uma filha com necessidades especiais, e ela sabe disso muito bem, pois todos os dias vive na pele o que significa criar uma menina com um cromossomo a mais; às vezes, ela fica muito cansada e exausta de ter que explicar sobre a sua filha para as pessoas que a conhecem, como se hoje ainda fosse um estigma social ter uma filha com síndrome de Down em casa. Por isso, Caroline publicou um post em seu perfil no Facebook onde desabafou, usando palavras fortes e muito comoventes: “esta é minha filha, Louise. Ela tem 4 meses, tem duas pernas, dois braços e um cromossomo a mais. Por favor, quando conhecer alguém como Louise, não faça esse tipo de pergunta: “você não percebeu durante a gravidez?” Mesmo se fosse esse o caso, eu teria decidido ter minha filha.

Não diga à mãe: "Afinal, é o seu bebê". Não, é meu bebê, ponto final! "Afinal" é uma palavra horrível, então prefiro chamá-la de Louise!"

Advertisement

Heeey coucou Closer Magazine Closer.fr! quelle surprise ce matin quand des amis me préviennent qu'il y a deux pages...

Pubblicato da Caroline Boudet su Venerdì 19 giugno 2015

"Não diga à mãe "É apenas um pequeno cromossomo extra". Não, é um bebê com síndrome de Down! Esse cromossomo extra NÃO define o que ela é. Assim como um bebê que tem câncer não define quem ele é por causa da sua doença. Não diga à mãe: "Eles são assim... ou assim...". "Eles" têm sua própria personalidade, seus próprios gostos, interesses, história e seus próprios corpos como qualquer outra pessoa".

E então a postagem de Caroline Boudet termina com estas palavras significativas:

" La nuit 17 à 52" je dors dans ma poussette au bord de la mer au son de @christine and the Queens.

Pubblicato da Caroline Boudet su Mercoledì 12 agosto 2015

"Sei que nem sempre recebemos esse tipo de comentário, mas as palavras são importantes e podem nos machucar ou nos fazer sentir melhor. Portanto, antes de dizer qualquer coisa, pense primeiro no que vai dizer...

Normalmente não publico meus status no Facebook, mas abri uma exceção neste post. Você pode ler ou compartilhar porque a cada ano, só na França, há mais de 500 mães de crianças como Louise, que recebem palavras que nos magoam e estragam nosso dia. Eu sei que não têm intenção de nos prejudicar, mas é importante que saibam de tudo isso".

Caroline Boudet’s daughter Louise is a healthy, happy baby girl who happens to have an extra chromosome. Boudet is all...

Pubblicato da A Mighty Girl su Giovedì 3 dicembre 2015

Depois de ler as palavras desta mãe francesa, não podemos deixar de agradecer e aplaudir silenciosamente pela coragem de ter escrito alguns pensamentos que temos a certeza de compartilhar com outros pais de crianças com necessidades especiais ao redor do mundo.

Você foi ótima, Caroline!

Advertisement