Um encontro casual muda a vida deste chef sem-teto para sempre: "eu só quero cozinhar para o povo"
A pandemia causou desastres econômicos para muitas pessoas. Tony Rojas é uma das pessoas infelizes que perdeu o emprego de chef e não conseguia mais pagar o aluguel, passando a viver em uma van. As coisas pioraram muito para ele e sua esposa. Mas o destino é curioso. Tony conheceu Charlie, um ex-empresário que estava viajando pelos Estados Unidos em seu trailer. Charlie provou um prato que Tony preparou e - levado pelo estômago - lançou uma campanha na rede para abrir um pequeno restaurante para esse chef.
Uma história com final feliz.
De acordo com uma pesquisa da National Restaurant Association, seis meses após os primeiros lockdowns adotados como medida para conter a pandemia de Covid-19, cerca de um em cada seis restaurantes fechou permanentemente nos Estados Unidos: no geral, isso quer dizer cerca de 100.000 lojas. Imagine quantas pessoas foram envolvidas neste desastre, tendo em vista que mais profissionais trabalham em um restaurante (garçons, cozinheiros, atendentes) e tente calcular quantas pessoas perderam seus empregos.
Uma delas é Tony Rojas, um chef desempregado. Tony e sua esposa estavam sem-teto havia dezoito meses, embora ele nunca tenha perdido as esperanças de que as coisas poderiam mudar. Um dia, o encontro casual com Charlie Rocket se tornou o catalisador para um novo começo. Charlie Rocket, também conhecido como Charlie Jabaley, é uma personalidade importante nos Estados Unidos; é, na verdade, um ex-empresário de sucesso que - depois de descobrir que tinha um tumor - decidiu mudar de vida. Aos 29 anos, ele mudou sua vida e foi seguir o seu sonho de infância, tornar-se atleta e partilhar a sua história. Assim, ele criou uma nova identidade, Charlie Rocket. Em dois anos, Charlie Rocket perdeu 30 quilos, correu 3 maratonas e se tornou um Ironman. Tudo isso fez com que seu tumor regredisse. Não só isso: o renascimento de Charlie também foi espiritual, pois ele sentiu a necessidade de criar uma fundação chamada “The dream machine” (a máquina dos sonhos) para ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos.
Quando Charlie acidentalmente esbarrou em Tony, ele imediatamente pediu que ele preparasse seu melhor prato: "taco nachos". Eles eram tão saborosos que Charlie imediatamente espalhou a palavra entre seus seguidores nas redes sociais. Em 24 horas, o vídeo de Charlie conquistou mais de 35 milhões de visualizações no TikTok!
Ele então começou uma arrecadação de fundos na esperança de levantar $ 100.000 para comprar um caminhão-restaurante para Tony e garantir a ele um lugar para ficar por um ano. Uma grande festa ao ar livre foi organizada para arrecadar o máximo de fundos possível, e centenas de pessoas vieram provar a comida de Tony e deixar suas contribuições.
Graças a esses esforços, Tony se recuperou. Ele voltou a trabalhar e a ser apreciado como cozinheiro em sua van-restaurante, hoje famosa na internet!