Ele vê o seu adversário cair a poucos metros da chegada: para e o ajuda a completar a corrida (+ VÍDEO)

por Roberta Freitas

10 Novembro 2021

Ele vê o seu adversário cair a poucos metros da chegada: para e o ajuda a completar a corrida (+ VÍDEO)
Advertisement

O esporte certamente não é apenas competição, pelo contrário - através da atividade física também se pode educar a mente e, principalmente nos esportes de equipe, podemos até encontrar excelentes amigos. É justamente por meio do esporte que crianças e jovens, em geral, podem ser educados para a lealdade e o espírito esportivo, ou melhor, para o respeito ao adversário e à empatia. Brandon Schutt é um exemplo vivo de como todos esses valores se fortaleceram nele ao longo dos anos: durante uma corrida de qualificação, o jovem colegial parou para ajudar seu oponente em dificuldades a cruzar a linha de chegada. Quantos outros teriam feito isso, dando o melhor tempo para o adversário?

via NCB News

Durante os últimos metros de uma corrida, Brandon Schutt notou que um corredor do time adversário, Blake Cerveny, tinha começado a perder o equilíbrio e caiu no chão. O jovem não tinha se sentido mal mas, provavelmente, estava sofrendo de uma fadiga muscular excessiva que fez com que suas pernas cedessem. Brandon nem teve um momento para pensar, ele agiu instintivamente: foi até Blake e o ergueu, ajudando-o a se levantar.

Uma repórter local filmou toda a cena e compartilhou seus pensamentos naquele momento: "Eu vi Blake ziguezagueando a 100 metros do final, um sinal clássico de que suas pernas estavam prestes a ceder. Enquanto estava com a câmera focada nele, vi Brandon entrar em cena".

Advertisement

Além do fato de Brandon ter sido descrito por todos como um cara inteligente com um grande coração, incluindo seu treinador de atletismo que elogiou seu comportamento esportivo, o jovem provavelmente sentiu empatia por seu oponente pois algumas semanas antes tinha acontecido com ele de ter que desistir a poucos metros da linha de chegada. Brandon recordou aquele momento como sendo particularmente decepcionante: "me senti péssimo por não ter terminado a corrida. Senti que estava decepcionando os meus companheiros de equipe e a mim mesmo". Ao ver Blake cair no chão, não precisou refletir sobre o fato de ser um adversário, que nem o conhecia ou que, ao fazê-lo, não teria se classificado com um melhor tempo, porque ele sabia que tinha que ajudá-lo.

Seu gesto se tornou viral logo depois que a história foi publicada em um jornal local, apesar de ser um gesto despretensioso de gentileza. Os dois jovens corredores se encontraram então após a prova e se cumprimentaram, em mais uma bela prova de esportividade.

Advertisement