Mulher realiza o sonho de sua vida e tem um filho aos 61 anos

por Roberta Freitas

02 Novembro 2021

Mulher realiza o sonho de sua vida e tem um filho aos 61 anos
Advertisement

O desejo de uma mulher pela maternidade não pode ser extinto com o passar dos anos; quem decide que quer um filho nunca vai parar de lutar para que isso aconteça. Muitas mulheres que não podem conceber naturalmente podem ir aos tribunais para entrar na fila para uma adoção, ou podem recorrer a outras técnicas, como a fertilização in vitro. Hoje queremos contar a história de Ana Mara Pontelo Moreira, uma mulher que, aos 61 anos, conseguiu realizar o seu sonho de ser mãe...

via Globo 1

Wikimedia/Not The Actual Photo

Wikimedia/Not The Actual Photo

Ana Maria Pontelo Moreira tem 61 anos e mora no Brasil; durante toda a vida ela tentou engravidar e, assim, ter um filho, mas as práticas naturais pareciam não funcionar; assim, a mulher decidiu em 2013 entrar na fila para tentar ser mãe adotiva, mas sem sucesso. Então ela acabou indo para o tribunal para obter a autorização para poder iniciar o procedimento de fertilização in vitro (no Brasil, a idade limite para uma mulher ter acesso a esse procedimento é de 50 anos, ela já tinha 60 anos na época).

A fertilização in vitro é uma técnica médica que consiste em coletar gametas masculinos e femininos para que a fertilização seja feita em laboratório e, em seguida, transferir o embrião para o útero materno. O ultrassom orienta a equipe médica até o ponto exato onde o embrião deve ser colocado, geralmente a cerca de 1 centímetro do fundo do útero materno, então, após cerca de 12 ou 14 dias, é realizado um exame de acompanhamento para entender se o método de fertilização in vitro foi bem sucedido ou não. E para a Ana Maria correu tudo bem, felizmente!

Advertisement
Max Pixel/Not The Actual Photo

Max Pixel/Not The Actual Photo

A gravidez de Ana Maria Pontelo Moreira durou 39 semanas, constantemente monitorada e acompanhada pela equipe médica durante todo o seu trajeto; a nova mãe brasileira, que deu à luz a um menino chamado Ian graças à fertilização in vitro, disse que a gravidez correu muito bem apesar de sua idade "avançada": poucos episódios de diabetes gestacional e dores frequentes nas costas; em todo caso, todos os sintomas foram tratados corretamente pelos médicos que a acompanharam.

Que história incrível a de Ana Maria, que aos 61 anos, após décadas de espera, conseguiu realizar o seu sonho: ser uma mãe atenciosa!

Advertisement