Dão 100.000 dólares para um homem sem-teto e ele gasta tudo em 6 meses: um experimento social preocupante
Todos nós gostaríamos de viver sem preocupações econômicas, sem a necessidade de trabalhar e fazer sacrifícios; convenhamos, todos gostariam de ter muito dinheiro e poder gastá-lo como bem entendesse e sem preocupações, mas temos certeza de que todo esse dinheiro tão sonhado e desejado pode trazer felicidade? Um polêmico programa de televisão organizou um verdadeiro experimento social que teve como protagonista um sem-teto de Los Angeles, ao qual foi dado $ 100.000.
O sem-teto que concordou em participar desse curioso experimento social se chama Ted Rodriguez e ele certamente não se conteve quando o polêmico programa de TV lhe ofereceu incríveis $ 100.000 em dinheiro (uma quantia impressionante, honestamente) que ele poderia gastar como e quando quisesse, desde que aceitasse uma única cláusula: seria filmado durante todo o experimento social.
A transmissão do documentário Reversal of Fortune foi criada pelo roteirista de televisão Wayne Powers, que sempre se perguntou o que aconteceria se um sem-teto de Los Angeles, uma cidade metropolitana americana que sempre lutou contra o problema dos moradores de rua, tivesse a oportunidade de ter em mãos 100.000 dólares para gastar como quisesse: teria mudado sua vida para melhor ou para pior?
O sem-teto Ted Rodriguez vivia com cerca de US $ 20 por dia e sabia perfeitamente bem o que significava lutar para sobreviver ou apenas chegar ao fim do dia; tudo o que Wayne Powers e sua equipe de televisão fizeram foi oferecer um consultor financeiro que pudesse acompanhar e relatar as despesas de Ted, tentando fazê-lo gastar com mais sabedoria e parcimônia. O que é algo que o sem-teto fez bem nos primeiros dias, mas que depois abandonou, fazendo despesas muito maiores e imprudentes...
Depois de passar muito tempo sem pensar que não deveria desperdiçar tudo em tão pouco tempo, o ex-morador se viu no ponto de partida depois de apenas 6 meses: não tinha mais dinheiro sobrando, mas apesar de tudo que fez não se arrependeu de ter passado como desejava e certamente agora que o experimento havia terminado, ele voltaria para a sua vida de sem-teto nas ruas de Los Angeles.
Um experimento social que "fracassou" se a intenção era mudar para melhor a vida desse morador de rua, mas que, em vez disso, relatou resultados interessantes e uma reflexão muito estimulante sobre o verdadeiro valor do dinheiro e como ele pode mudar seriamente a vida de uma pessoa em presença de uma grande e fortuita soma: depois dessa experiência, temos realmente certeza de que ter muito dinheiro leva à felicidade?