Uma mulher avalia uma herança de família e fica chocada ao saber seu verdadeiro valor

por Roberta Freitas

11 Novembro 2021

Uma mulher avalia uma herança de família e fica chocada ao saber seu verdadeiro valor
Advertisement

"As aparências enganam" - um ditado muito comum que podemos aplicar tanto a pessoas quanto a objetos que compramos ou recebemos como presentes. Estamos falando, especificamente, daquelas joias ou artefatos de que não sabemos com certeza a origem e muito menos seu valor exato. Nesses casos, podemos contatar vários ourives e joalheiros que, graças à sua experiência, poderão fazer uma estimativa e avaliar o preço e o prestígio da joia. Nem todos, porém, conseguem se mostrar honestos ou capazes de avaliar corretamente o que lhes é apresentado, razão pela qual uma mulher recorreu a um programa de televisão, o Antiques Roadshow, para obter a opinião de um grande especialista. Para sua surpresa, participar do programa acabou sendo a jogada vencedora!

via Twitter / Antiques Roadshow

Unsplash / Not the actual photo

Unsplash / Not the actual photo

Uma mulher compareceu perante o grande especialista do programa de televisão Antiques Roadshow, John Benjamin, para avaliar um broche que tinha pertenceido a sua avó. A mulher já havia procurado várias joalherias e sempre obteve opiniões conflitantes e imprecisas sobre a entidade daquela joia. Houve quem lhe dissesse que se tratava apenas de bijuteria e quem, por outro lado, tivesse dado valor à pedra azul central, mas depois denegrid o resto do broche. Qual era a verdade? Ela tinha que descobrir, mesmo que suas expectativas não fossem altas.

A verdade é que a mulher quase caiu no choro quando John Benjamin revelou a ela o verdadeiro valor de sua joia.

Advertisement

A explicação de John foi bastante abrangente: à primeira vista, o grande especialista explicou que o estilo do broche parecia bastante comum. Mas, como sabemos, as aparências enganam... Ao examinar aquela herança de família, John foi imediatamente atraído pelo tamanho da safira no centro: "a pedra do meio é uma safira, bastante grande", ele começou a explique em voz alta. Embora muitas pessoas guardem joias de família com pedras preciosas, a safira naquele broche realmente parecia algo fora do comum; John disse que a pedra provavelmente pesava entre 25 e 30 quilates. E as surpresas não pararam por aí: a pedra preciosa veio do Ceilão, ou do atual Sri Lanka, já que as safiras do Ceilão são tipicamente dessa cor azul muito brilhante. Não vamos esquecer que algumas pedras brancas foram "coladas" ao redor da pedra preciosa, que John classificou sem rodeios como diamantes reais, incrustados em ouro e em prata. Até o broche em que a pedra estava montada era um objeto antigo e precioso: "bem, foi feito entre meados e o final do século 19, então tem cerca de 130, 140 anos", revelou John à mulher,  diante de uma plateia de pessoas perplexas.

Twitter / Antiques Roadshow

Twitter / Antiques Roadshow

Resumindo, quanto vale este broche no final? De acordo com John, não poderia ser leiloado por menos de 40.000 ou 50.000 libras! A mulher não conseguia acreditar nas palavras de John, tanto que não conseguia mais falar depois da maravilhosa notícia.

O choque para ela foi total e estamos felizes por ela ter conseguido descobrir a verdade sobre a joia preciosa de sua avó. O que podemos dizer... melhor não nos deixarmos enganar pelas aparências!

Advertisement