“Não dê convites para festas em sala de aula”: a sugestão de uma professora para não fazer com que algumas crianças se sintam excluídas
Você lembra quando éramos crianças e comemorávamos aniversários com nossos colegas de classe? Normalmente, para essas ocasiões especiais, toda a turma era convidada ou, apenas os amigos mais próximos, dependendo das relações que se estabeleciam entre as crianças. Mas temo que dizer que convidar apenas os melhores amigos é arriscado pois pode acabar deixando "sem amigos" muitas crianças que, talvez, sejam simplesmente mais tímidas ou tenham algum trauma por trás que as impede de socializarem como gostariam. Em suma, uma questão delicada que corre o risco de decepcionar indelevelmente muitas crianças. O debate nasceu na internet graças a um post de uma mãe e a uma resposta em vídeo de uma professora, que sugeriu uma solução simples e prática para evitar que as crianças não convidadas para a festa de aniversário se sintam excluídas.
via TikTok / sydneyyythekydneyyy
Quando se trata de convidar crianças para uma festa de aniversário, há opiniões diferentes na balança. Um usuário, por exemplo, reclamou depois que um professor instruiu especificamente os pais a convidarem todos os alunos da classe para a festa de aniversário de seus filhos e não apenas alguns selecionados. Dessa forma, segundo a professora, nenhuma criança ficaria excluída. O indignado usuário, porém, respondeu de maneira venenosa à professora da seguinte maneira: "é uma festa de aniversário, não um refeitório para os pobres". Os usuários, a esta altura, se dividiram sobre o assunto: alguns afirmam que a professora tinha razão, enquanto outros concordam que convidar, por exemplo, 27 crianças para a festa é muito difícil.
A solução do problema parece ter sido sugerida por outra professora, Sydeny, que explicou, tanto nos comentários quanto no vídeo, que os pais não deveriam ser obrigados a convidar toda a turma de seus filhos mas, simplesmente, poderiam evitar ter que entregar os convites para a festa na sala de aula durante o horário escolar.
“Eu sou professora e tenho visto crianças ficando arrasadas por serem excluídas”, disse Sydney, “seria o suficiente não entregar os convites durante as aulas, não seria? Simples”. Além do comentário, a mulher gravou um vídeo que divulgou no TikTok, no qual explica melhor o que pensa: “A questão é que você não precisa convidar todo mundo, mas depois não venha distribuir os convites na sala de aula", reiterou a professora. Muitos usuários e pais concordaram com Sydney, apontando quantas crianças já ficaram decepcionadas por terem sido excluídas de festas. É um tratamento que fere a nós adultos, imagina uma criança, que é muito mais vulnerável.
O que você acha? Escreva para nós nos comentários!