Chega na China um projeto de lei para multar os pais de alunos que se comportam mal na escola
A educação dos filhos é sempre um tema muito debatido, em que se tenta constantemente transferir a responsabilidade para a escola e a família. É evidente que ambos desempenham um papel importante na formação dos mais jovens, que devem considerar os pais como uma referência sólida e, ao mesmo tempo, depositar a sua confiança nos professores. De quem depende então se os alunos se comportam mal na escola? As responsabilidades devem ser divididas, é claro, mas os pais e a família, como sabemos, desempenham um papel preponderante nesse aspecto. Na China, onde o governo está dando atenção especial à questão do comportamento dos jovens, foi apresentado um projeto de lei que prevê multa para os pais que não fizerem os seus filhos cumprirem as regras. Em suma, as más ações praticadas na escola afetarão os próprios pais das crianças.
via NY Post
É apenas uma proposta, é verdade, mas se aprovada, a futura “lei de promoção da educação familiar” fará com que os pais dos alunos, que atualmente são responsáveis legais pelos seus filhos até aos dezesseis anos, também criminalmente responsáveis. Para quem não consegue fazer o filho se comportar, haverá uma multa de 1.000 yuans, ou 134 euros. O porta-voz da Comissão de Assuntos Legislativos da ANP, Zang Tiewei, disse que “muitos são os motivos pelos quais os adolescentes se comportam mal e a falta de educação familiar adequada é a principal causa”. Trata-se de uma lei que, além de punir com multa os pais mais negligentes, visa valorizar o tempo de convivência com a família dos alunos.
A proposta sublinhou a importância de pais e filhos organizarem os seus tempos livres juntos, privilegiando as atividades ao ar livre, mas também garantindo aos jovens horas certas de exercício físico e descanso. Jogar videogame, por outro lado, deve ser limitado: apenas 3 horas nos finais de semana.
O que você acha do projeto de lei da China para tornar os pais mais responsáveis? Escreva para nós nos comentários!