Menino de dois anos faz o trabalho doméstico e corta frutas sozinho: a educação de sua mãe leva à discussão
Uma mãe, Lauren Mejia, postou fotos no TikTok de seu filho limpando a casa, arrumando e até cortando suas próprias frutas. O que há de excepcional? A criança tem apenas dois anos. Segundo essa mãe, é importante que os filhos tenham autonomia imediata e participem ativamente das atividades domésticas. Por isso adaptou a casa às dimensões do pequeno - incluindo o vaso sanitário - de forma a permitir que ele desenvolva o máximo de independência possível. Como você pode imaginar, as fotos dessa mãe foram muito comentadas.
As fotos não seriam nada de especial: uma criança varrendo o chão, arrumando o quarto e cortando as frutas que - sozinho - tirou da geladeira da cozinha. É uma pena que o pequeno tenha apenas... dois anos! "Acredito que as crianças possam fazer todas as tarefas dos adultos", escreveu mamãe Lauren Mejia online. "Basta dar a elas as instruções corretas e colocá-las em condições adequadas para completar suas tarefas diárias". Entre elas Lauren também inclui a higiene pessoal e - por isso - fez um banheiro sob medida para seu bebê.
O progresso neste tipo de aprendizagem é documentado por Lauren semanalmente e publicado nas redes sociais. “Desta forma”, escreveu a mãe, “outros pais também podem ver com seus próprios olhos que os filhos podem participar da gestão da casa desde os primeiros anos de vida. O bom é que eles também fazem isso com alegria!"
É claro que esse tipo de educação imediatamente fez com que os internautas comentassem muito. Alguns pais, de fato, têm defendido métodos educacionais tradicionais que preservam os filhos dos riscos e perigos do lar. As crianças, segundo esses pais, deveriam brincar e se divertir ao invés de fazer o trabalho doméstico. Brincar para as crianças é sinônimo de crescimento e desenvolvimento de algumas áreas cerebrais muito importantes e, se substituído por uma atividade tediosa e repetitiva, corre o risco de não ser útil para o desenvolvimento da criança.
“É preciso lembrar”, escreveu outra mãe, “que a maioria dos acidentes graves acontecem dentro de casa. Deixar uma criança manusear facas, ferramentas e outros dispositivos elétricos não é apenas imprudente, é um sério risco!"
Outros pais, por outro lado, receberam bem a ideia de tornar os filhos mais ativos no gerenciamento das tarefas domésticas. "Eu gostaria que meu filho fizesse as mesmas coisas para me ajudar em casa!", escreveu outro pai. “E pensar que ele já fez 15 anos! Se eu tivesse começado a ensinar a ele esse tipo de comportamento quando criança, talvez agora ele fosse muito mais respeitoso com os nossos espaços e com a casa".
E você o que acha? Você ensinaria seus filhos a cuidar da casa ou os deixaria brincar livremente?