Faz amizade com um morador de rua e viaja quase 1000 km para que ele possa reencontrar a sua família de origem
Nas nossas cidades, em geral, são os serviços sociais e as associações religiosas que acompanham e ajudam os sem-teto. Nos Estados Unidos, entretanto, esse tipo de serviço costuma ser sobrecarregado e não acompanha todos que moram nas ruas. Então acontece de ler algumas histórias de cidadãos comuns que fazem voluntariado e altruisticamente lidam com histórias de pessoas desfavorecidas. É o caso de James que - graças à intervenção de um estranho - encontrou e se reuniu com a família que acreditava que ele tinha desaparecido para sempre.
via Youtube / THV11
Jodi e Dawn Gieber não são heróis ou pessoas que se preocupam demais com os problemas dos outros. Eles são um casal sensível de Little Rock, Arkansas, que resolveu conversar em uma manhã ensolarada com um morador de rua chamado James. Na vizinhança, esse morador de rua era conhecido como uma pessoa violenta e agressiva, mas a Sra. Giber não deixou que os boatos a assustassem. Como costumava cruzar com essa pessoa, decidiu falar com ele.
"Ele estava com frio", disse Dawn, "ele comia em latas de lixo e não parecia estar bem. Essa pessoa não tinha recursos e meu marido e eu sentimos que havia algo que precisávamos fazer para ajudá-lo". Um dia, Dawn decidiu parar e conversar com James no caminho para o trabalho, perguntando como ele havia conseguido perder tudo e se tornar um sem-teto.
Ela descobriu que o homem à margem da sociedade era realmente gentil e tímido. Foi um homem atingido por uma série de acontecimentos dolorosos que o levaram a beber e, mais tarde, a uma ladeira cada vez mais sombria, até se perder no Arkansas sem saber onde estava sua família de origem. Um homem poderia ser deixado nessas condições? Dawn não poderia. De volta para casa, ela procurou na Internet por alguém que pudesse dar algumas informações sobre a família de James. Ela então contatou um bom número de internautas nas redes sociais para obter o máximo de informações possível.
“Na verdade, não foi uma busca muito longa”, disse Dawn. “Depois de alguns dias, fui atendida por uma pessoa muito educada que alegou ser sobrinha de James. Iniciamos uma conversa intensa em que tentei fornecer todas as informações úteis para o reconhecimento deste homem, bem como fornecer uma série de fotografias. Claro que James tinha mudado muito, mas sua sobrinha o reconheceu de qualquer maneira".
Assim, Dawn descobriu que a família de James o procurava há muito tempo e, incapazes de encontrá-lo, pensaram que ele estivesse morto. Ela o colocou em contato com seus irmãos, que ficaram maravilhados ao saber que ele estava vivo e mal podiam esperar para vê-lo novamente. Mas James não podia voltar para casa porque tinha vários problemas judiciais pendentes que o impediram de deixar Little Rock. Determinada a ajudar James, Dawn foi ao tribunal, explicou a situação do sem-teto e se ofereceu para pagar a fiança para que pudesse libertá-lo. O juiz acatou o pedido e o processo foi encerrado.
A história não termina por aí. Dawn e seu marido pegaram o carro e partiram com James em uma viagem de quase 1000 km até Illinois, a cidade natal de James, mas não antes de comprar um conjunto de roupas e sapatos novos para a ocasião. Assim que chegaram, Dawn filmou o reencontro emocionante de James com seu irmão, que o abraçou, e com sua sobrinha, que soluçava enquanto o abraçava com força.
James agora mora em Wisconsin com sua irmã. De vez em quando, a família desse homem envia a Dawn e Jodi fotos do ex-morador de rua desfrutando de sua segunda e bem merecida chance de viver uma nova vida.