Descobrem que têm duas estátuas egípcias de 2.000 anos de valor inestimável em seu jardim
Eles estavam convencidos de que queriam se livrar das estátuas do jardim porque eram grandes demais para a nova casa. Ainda assim, um casal inglês nunca teria imaginado ter duas esfinges egípcias antigas originais em suas mãos, com mais de 2.000 anos. Inicialmente, de fato, o casal tentou vender as estátuas por meio de uma casa de leilões por pouco mais de £ 200, mas então, após o olhar cuidadoso de um especialista, todos ficaram sem palavras. Inesperadamente, o valor das esfinges disparou para £ 265.000!
via Metro UK
Se você já foi ao Egito pelo menos uma vez na vida, ou se estudou a história dessa esplêndida civilização, também sabe que as chamadas "esfinges" são criaturas míticas pertencentes ao imaginário religioso. Geralmente, elas são representadas com a cabeça de um homem e o corpo de um falcão, ou um gato ou uma ovelha. Existem muitas esfinges que ainda hoje permanecem intactas, a mais famosa - a de Quéops - tem corpo de leão. No antigo Egito, essas criaturas eram associadas à força e ferocidade dos animais e, por isso mesmo, eram colocadas na entrada de tumbas ou templos da realeza. Em suma, uma forma de proteger lugares importantes de quaisquer presenças malígnas.
Pense agora que você tem algumas dessas esculturas maravilhosas em seu jardim e as deixou sozinhas por 15 anos, sem saber que eram duas esfinges originais. Foi isso o que aconteceu a um casal de Clare, em Suffolk, na Inglaterra.
"Nós as tínhamos comprado por uma quantia bem pequena", disse o proprietário, "e, por essa razão, achamos que eram cópias bem feitas". Na verdade, milhares de cópias de objetos egípcios foram vendidas no Reino Unido por ser uma moda passageira. Todos queriam um pouco do Egito em sua própria casa.
As duas esfinges hoje estão em mau estado e isso porque foram deixadas à mercê das mudanças atmosféricas durante muitos anos, e porque anteriormente tinham sido maltratadas no seu uso: o dono anterior tinha retirado as bases para melhor adaptá-las a um coluna em sua casa.
Felizmente, os dois artefatos históricos foram salvos logo após a incrível descoberta. Muitas vezes, infelizmente, obras de arte se perdem dessa forma, mas o casal decidiu fazer a escolha certa pensando em conseguir o que havia investido na compra. E aqui está a incrível descoberta.
“No início, as obras foram colocadas à venda ao preço de 200 libras”, disse o proprietário, “e, durante algum tempo, ninguém pareceu interessado. Em seguida, um especialista do setor percebeu alguns detalhes importantes que evidenciaram a originalidade das duas antiguidades. Naquela época, os proprietários da casa de leilões viram o preço subir enormemente. Uma surpresa absoluta que nos deixou sem palavras".
Hoje, com os lucros, os dois felizes proprietários também podem considerar a compra de um jardim maior para abrigar outras estátuas de jardim... talvez originais!