Quanto mais "envelhecemos", mais difícil é suportar as pessoas: um estudo revela o porquê

por Roberta Freitas

19 Outubro 2021

Quanto mais "envelhecemos", mais difícil é suportar as pessoas: um estudo revela o porquê
Advertisement

Você já pensou que, à medida que envelhecemos, nos tornamos menos tolerantes com as pessoas? Até mesmo com aquelas que conhecemos há muito tempo? Costuma-se dizer sem verdadeiro embasamento científico, como se para sublinhar que a velhice, ou melhor, a idade madura, nos torna "vítimas" das experiências de vida que mudam continuamente; quanto mais as coisas mudam ao nosso redor, mais achamos difícil entender e "tolerar" os outros, restringindo assim nossa busca por relacionamentos sociais. E se essa teoria for fundamentada cientificamente?

via Quartz

Robert Wallace/Flickr

Robert Wallace/Flickr

Um estudo duplo conduzido pelas universidades de Oxford na Grã-Bretanha e Aalto na Finlândia sublinhou como a passagem do tempo, o crescimento e o "sofrimento", os efeitos da idade madura e do envelhecimento levam todas as pessoas a estreitar seu campo de relacionamentos e amizades. Por que isso acontece? Simplesmente porque a passagem da adolescência para a idade adulta, e consequentemente da idade adulta para a plena maturidade e depois para a velhice, leva o ser humano a ser mais seletivo em todos os aspectos da sua vida: das pequenas às grandes coisas, com o passar da idade temos cada vez menos necessidade de futilidade e frivolidade, tanto nas necessidades concretas como nas relações sociais.

A dupla pesquisa realizada pelas universidades de Oxford e Aalto levou em consideração cerca de 3 milhões de adultos, analisando seus contatos privados, o número de frequência de seus relacionamentos, tanto via redes sociais, via telefone, mas também "ao vivo" em todas as áreas da vida: familiar, emocional, profissional, ocasional; o resultado da pesquisa confirmou o que antecipávamos no início do artigo: com o passar dos anos e com o envelhecimento, uma neutralização das relações sociais tidas como fúteis ou não mais do nosso agrado é inconscientemente implementada em favor das mais sinceras e duradouras.

Advertisement
Bev Sykes/Flickr

Bev Sykes/Flickr

Quanto mais o tempo passa, mais diminui a paciência e a atenção com as pessoas, e esta é certamente uma das razões pelas quais tendemos a "tolerar" menos os outros quando os considerados muito frívolos e inúteis para o sustento do nosso dia a dia; tudo isso a favor de relações de confiança com aquelas pessoas que consideramos verdadeiramente estáveis ​​e duradouras, pessoas que não vemos como bugigangas inúteis, mas como elementos essenciais para a nossa experiência de vida.

Em suma, tendemos a nos cercar em uma idade mais adulta e madura de afetos que sabem nos "carregar" com amor e que por sua vez sabemos suportar sem véus e sem forçar. Eliminando tudo o que é simplesmente supérfluo!

Advertisement