Esta mulher não sai de férias há anos para cuidar de seu tucano de estimação que tem medo de ser abandonado
Ter um animal de estimação é maravilhoso em muitos aspectos, mas certamente depende do animal em questão! Nenhum amante dos animais dirá que criar uma espécie em particular é um inferno, mas para alguns animais certamente existem algumas dificuldades básicas. Criar um tucano, por exemplo, não é o mesmo que cuidar de um periquito, pois requer cuidado e atenção (e um custo!) muito além do alcance da maioria das pessoas. Janelle Tsao, 35 anos, e sua namorada Arielle, 40, ficaram animadas quando viram Touki, um pequeno tucano na gaiola de um criador. Desde que Touki entrou na vida delas, Janelle não se arrepende de nada, mas avisa: "Ter um tucano não é pra todo mundo, há dois anos não saio de férias".
via Mirror
Existem pessoas que compram ou adotam animais quase por diversão, como se fosse uma moda, - para animais exóticos isso talvez seja mais válido do que para outras espécies, mas não devemos esquecer todos os filhotinhos adotados e, depois de um tempo, sistematicamente abandonados na rua. Janelle, a "mãe" de Touki, um tucano muito especial, diz que um animal como o dela não é de forma alguma o bichinho que todo mundo quer, mesmo que "na internet seja tão fofo!". Ela e sua namorada Arielle, não se arrependem de terem adotado Touki, mas ambas fizeram um investimento considerável: Janelle nunca pode sair de casa, a menos que haja outro adulto presente que controle Touki. Os tucanos são monogâmicos e ficam muito apegados à pessoa (ou no máximo 2 pessoas) que os cria, neste caso Janelle e Arielle, e é difícil para eles aceitar o "abandono". É por isso que Janelle sempre tem que encontrar um substituto e, mesmo nesse caso, a situação ainda pode se tornar desagradável: o tucano grita como um papagaio, até que Janelle volte para casa. É por isso que a mulher, depois de dois anos, não pode se dar ao luxo de tirar nem um dia de folga!
Os animais, por outro lado, são uma responsabilidade! E para ser honesto, também é um custo considerável: Janelle gasta cerca de US $ 80 por mês para fornecer a Touki frutas frescas exóticas, frutas vermelhas, tâmaras, etc...
Além disso, há muitos cuidados a ter em casa, já que os tucanos voam, são muito curiosos e “vão ao banheiro a cada 5 minutos”. A casa de Janelle é toda forrada com lonas de plástico, principalmente os sofás e as áreas que podem ficar irreversivelmente sujas, justamente por causa das fezes de seu Touki. Obviamente, a limpeza é essencial. Apesar desses aspectos indubitavelmente limitantes, Janelle não consegue se imaginar em uma vida sem seu Touki: é como ter um bebê ou um macaco "voador". Touki é curioso, inteligente e afetuoso e suas donas o amam incondicionalmente. Ambas, porém, alertam todos os curiosos e amantes dos animais que para cuidar de um tucano é preciso ser "profissional". Vamos continuar vendo os vídeos engraçados do Touki, mas não fique com a estranha ideia de ir comprar um tucano sem estar preparado!