Deixar o carregador conectado à tomada pode ser perigoso: veja alguns dos riscos mais comuns
Todos nós agora vivemos praticamente ligados ao nosso smartphone ou em frente à tela iluminada do nosso computador, para o trabalho ou para um simples entretenimento; esses aparelhos eletrônicos têm um aspecto fundamental em comum: depois de utilizados a sua bateria interna se descarrega e por isso temos que carregá-los com muita frequência. Quantas vezes você esqueceu o fio do carregador conectado na tomada? Já aconteceu conosco muitas vezes, e não é uma atitude que devemos seguir por muitos motivos...
via TFC Electric
Em primeiro lugar, deixar o carregador conectado sem carregar um dispositivo pode ser prejudicial por várias razões, e algumas não são de forma alguma as mais óbvias. Não é aconselhável deixá-lo abandonado a si mesmo ligado à tomada elétrica sem um computador ou um smartphone carregando, em primeiro lugar, porque o primeiro pode sobreaquecer e deixar de funcionar com o tempo, mas não é só isso.
Alguns dos carregadores existentes no mercado, geralmente os mais baratos, não cumprem as normas e regulamentos em vigor em matéria de segurança elétrica; alguns desses designs "imperfeitos" não isolam a entrada e a saída do plugue do carregador como deveriam, podendo causar curtos-circuitos, choques elétricos perigosos ou incêndios dentro de casa. E tem também todo o discurso relacionado ao desperdício de energia.
Deixar o carregador conectado à tomada sem o dispositivo correspondente pode ser uma das causas de desperdício de energia; embora em menor grau, o carregador ainda consome eletricidade; na verdade, você deve sempre lembrar que qualquer carregador é capaz de transformar a tensão da corrente elétrica que sai da tomada, mesmo quando não está conectado ao celular ou laptop. Um problema significativo, visto que o consumo de energia também é um grande dano ao meio ambiente. Então, o que fazer para evitar isso?
Na realidade, é mais simples do que parece à primeira vista: todos devemos ter mais cuidado e mais atenção em como usar a bateria de nossos dispositivos eletrônicos para evitar conectar smartphones e laptops à tomada com muita frequência usando o carregador. E então, quando terminarmos de carregá-los, vamos nos lembrar de desconectar não apenas o dispositivo do cabo, mas também o carregador da tomada!