O professor educa seus alunos a "pagarem as suas contas": carteiras em aluguel e bônus se eles se comportarem bem

por Roberta Freitas

02 Outubro 2021

O professor educa seus alunos a "pagarem as suas contas": carteiras em aluguel e bônus se eles se comportarem bem
Advertisement

Há quem pense que as crianças devem viver felizes para sempre a sua infância, sem a interferência dos adultos, dos professores que pressionam muito na escola, sem as dificuldades e preocupações quotidianas da vida adulta; e há quem pense um pouco diferente e pretenda acostumar nossos filhos, um pouco de cada vez, às responsabilidades que virão em seu futuro como adultos. A fazer muito "barulho" no mundo da web recentemente foi um vídeo postado no TikTok por um professor de ensino fundamental americano no qual ele explica a seus usuários seu curioso sistema para capacitar seus alunos...

via Daily Dot

teamvuong/TikTok

teamvuong/TikTok

O homem se chama Vuong e é professor do ensino fundamental de Washington; em um vídeo postado em seu perfil no TikTok explicou aos muitos usuários que o seguem que ele havia criado um interessante sistema de responsabilidade econômica para seus jovens alunos; o que Vuong desenvolveu dentro de sua classe é um pequeno experimento de pagamento mensal de aluguel, hipoteca, impostos e poupança, para acostumá-los gradativamente à ideia de uso correto e inteligente de sua renda futura, quando se tornarem adultos.

Vuong explicou o que faz nas aulas com os alunos: "Hoje é a última sexta-feira do mês e adivinha que horas são? Hora de pagar o aluguel. Na minha classe, as crianças ganham um dólar por cada dia que passam na escola, e então eles podem ganhar um dinheiro extra durante a semana por coisas como ser responsável, contribuir nas discussões... e na última sexta-feira do mês eles têm que pagar o aluguel!"

Advertisement
teamvuong/TikTok

teamvuong/TikTok

Praticamente, no final do mês, cada aluno ganha cerca de US$ 30, um para cada dia de aula, o aluguel da carteira custa US$ 15 por mês, o restante é colocado em uma caderneta de poupança que pode aumentar ou diminuir de acordo com as “despesas” semanais: se o aluno está envolvido, curioso, inicia debates e conversas, continua a tirar notas excelentes e tem um comportamento correto consigo e com os outros colegas, pode ganhar um dinheiro extra; com esse último, a criança pode pegar de um baú cheio de brinquedos o seu preferido, uma vez por mês.

O professor Vuong, por outro lado, está convencido de que seu método de empoderamento econômico tornou sua turma muito mais sensível ao risco de perder dinheiro, desperdiçá-lo e gastá-lo em demasia, assim também empatizando com a situação em que se encontram seus pais todos os dias.

Wikimedia/Not The Actual Photo

Wikimedia/Not The Actual Photo

Muitos usuários da web receberam positivamente este curioso sistema de educação econômica para "iniciantes", enquanto outros, especialmente os pais, não viram com bons olhos a ideia que o Sr. Vuong criou, afirmando que as crianças dessa idade não deveriam ser treinadas desde cedo para viver, ainda que de forma simplificada, as dificuldades econômicas cotidianas do mundo adulto.

E o que você acha, esse professor fez bem em capacitar seus alunos, ou talvez seja muito cedo?

Advertisement